https://noticiabrasil.net.br/20251225/presidente-do-libano-diz-que-risco-de-uma-nova-guerra-com-israel-diminuiu-46430629.html
Presidente do Líbano diz que risco de uma nova guerra com Israel diminuiu
Presidente do Líbano diz que risco de uma nova guerra com Israel diminuiu
Sputnik Brasil
O presidente do Líbano, Joseph Aoun, afirmou nesta quinta-feira (25) que o risco de uma nova guerra com Israel diminuiu devido aos esforços diplomáticos em... 25.12.2025, Sputnik Brasil
2025-12-25T20:03-0300
2025-12-25T20:03-0300
2025-12-25T20:21-0300
panorama internacional
mundo
joseph aoun
líbano
israel
hezbollah
nna
xinhua
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/0c/19/46430934_0:0:3072:1728_1920x0_80_0_0_5bc7383382a6b16be84fb14160c08b2c.jpg
"Posso afirmar que o espectro da guerra passou", disse Aoun a jornalistas após uma visita de Natal a Bkerke, no centro do Líbano, acrescentando que as negociações ajudaram a refutar os alertas israelenses sobre uma possível retomada das hostilidades após o Ano Novo.Segundo a agência chinesa Xinhua, o presidente libanês afirmou que a situação de segurança no sul do país permanece frágil, com moradores ainda impossibilitados de retornar às suas casas, detentos em prisões israelenses e relatos recentes de ataques de Tel Aviv em áreas do sul e no vale do Bekaa.Aoun observou que o Líbano tem mantido contato com países influentes, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e os Estados árabes, trabalhando em paralelo com o comitê do mecanismo encarregado de prevenir a escalada e estabilizar a situação ao longo da fronteira.Ainda de acordo com o presidente, embora as negociações frequentemente envolvam exigências elevadas, o engajamento diplomático está caminhando para "conclusões positivas". Ele enfatizou que o Líbano permanece comprometido em salvaguardar a estabilidade e evitar o retorno à guerra, enquanto continua os esforços para fortalecer as instituições estatais e garantir a segurança em todo o país.Novo ataque israelense mata membro do HezbollahTambém nesta quinta-feira, um membro do Hezbollah foi morto em um ataque aéreo de Israel no sul do Líbano, segundo fontes libanesas e militares israelenses.A Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA) informou que um drone israelense atingiu uma caminhonete na entrada da vila fronteiriça de Majdal Selm. O Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde Pública do Líbano confirmou a morte de um cidadão no ataque.Uma fonte de segurança identificou a vítima como Mohammad Alaa Al-Din, membro do Hezbollah. As Forças de Defesa de Israel afirmaram em um comunicado que o ataque matou um militante que participava das tentativas do Hezbollah de restaurar a infraestrutura militar na área.A NNA também relatou um aumento na atividade aérea israelense, com oito aviões de guerra "voando em alta altitude sobre a cidade de Baalbek antes de seguirem para o sudeste em direção à cordilheira oriental", e um drone lançando bombas perto de vilarejos fronteiriços à noite.Apesar do cessar-fogo de novembro de 2024 entre o Hezbollah e Israel, intermediado pelos EUA e pela França, o exército israelense ocasionalmente realiza ataques no Líbano, alegando que visam eliminar as ameaças do Hezbollah, e posicionou suas forças em cinco pontos na região da fronteira libanesa.
https://noticiabrasil.net.br/20251217/o-que-esta-por-tras-do-interesse-israelense-ao-insistir-na-desmilitarizacao-do-hezbollah--46175738.html
líbano
israel
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/0c/19/46430934_86:0:2817:2048_1920x0_80_0_0_679e429b31b3c35af4d6d1aaab07728b.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
mundo, joseph aoun, líbano, israel, hezbollah, nna, xinhua
mundo, joseph aoun, líbano, israel, hezbollah, nna, xinhua
Presidente do Líbano diz que risco de uma nova guerra com Israel diminuiu
20:03 25.12.2025 (atualizado: 20:21 25.12.2025) O presidente do Líbano, Joseph Aoun, afirmou nesta quinta-feira (25) que o risco de uma nova guerra com Israel diminuiu devido aos esforços diplomáticos em curso e a um mecanismo de desaceleração das questões, apesar dos contínuos ataques israelenses em partes do país.
"Posso afirmar que o espectro da guerra passou", disse Aoun a jornalistas após uma visita de Natal a Bkerke, no centro
do Líbano, acrescentando que as negociações ajudaram a refutar os alertas israelenses sobre uma
possível retomada das hostilidades após o Ano Novo.
Segundo a agência chinesa Xinhua, o presidente libanês afirmou que a situação de segurança no sul do país
permanece frágil, com moradores ainda impossibilitados de retornar às suas casas, detentos em prisões israelenses e relatos recentes de ataques de Tel Aviv em
áreas do sul e no vale do Bekaa.
Aoun observou que o Líbano tem mantido contato com países influentes, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e os Estados árabes, trabalhando em paralelo com o comitê do mecanismo encarregado de prevenir a escalada e estabilizar a situação ao longo da fronteira.
Ainda de acordo com o presidente, embora as negociações frequentemente envolvam exigências elevadas, o engajamento diplomático está caminhando para "conclusões positivas". Ele enfatizou que o Líbano permanece comprometido em salvaguardar a estabilidade e evitar o retorno à guerra, enquanto continua os esforços para fortalecer as instituições estatais e garantir a segurança em todo o país.
Novo ataque israelense mata membro do Hezbollah
Também nesta quinta-feira, um membro do Hezbollah foi morto em um ataque aéreo de Israel no sul do Líbano, segundo fontes libanesas e militares israelenses.
A Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA) informou que um drone israelense atingiu uma caminhonete na entrada da vila fronteiriça de Majdal Selm. O Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde Pública do Líbano confirmou a morte de um cidadão no ataque.
Uma fonte de segurança identificou a vítima como Mohammad Alaa Al-Din, membro do Hezbollah. As Forças de Defesa de Israel afirmaram em um comunicado que o ataque matou um militante que participava das tentativas do Hezbollah de restaurar a infraestrutura militar na área.
A NNA também relatou um aumento na atividade aérea israelense, com oito aviões de guerra "voando em alta altitude sobre a cidade de Baalbek antes de seguirem para o sudeste em direção à cordilheira oriental", e um drone lançando bombas perto de vilarejos fronteiriços à noite.
Apesar do cessar-fogo de novembro de 2024 entre o Hezbollah e Israel, intermediado pelos EUA e pela França, o
exército israelense ocasionalmente realiza ataques no Líbano, alegando que visam
eliminar as ameaças do Hezbollah, e posicionou suas forças em cinco pontos na região da fronteira libanesa.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).