- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Síria anuncia prisão de importante líder do Estado Islâmico

© Foto / Reprodução / SanaIdentificado como Taha al-Zoubi, também conhecido como "Abu Omar Tabiya", suposto líder do Estado Islâmico na região de Damasco, capital síria, foi preso junto a outros suspeitos
Identificado como Taha al-Zoubi, também conhecido como Abu Omar Tabiya, suposto líder do Estado Islâmico na região de Damasco, capital síria, foi preso junto a outros suspeitos - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2025
Nos siga no
As forças de segurança da Síria prenderam um importante líder do grupo Estado Islâmico durante uma operação de segurança na zona rural de Damasco, capital do país, nesta quarta-feira (24), informou a mídia estatal síria.
Citando uma fonte do Ministério do Interior, a agência de notícias SANA disse que a operação, realizada em coordenação com o Serviço Geral de Inteligência e uma coalizão internacional liderada pelos EUA, teve como alvo um esconderijo do Estado Islâmico (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) na cidade de al-Moadamiya após intensa vigilância e monitoramento de inteligência.
Ahmad al-Dallati, chefe de segurança interna da província rural de Damasco, disse que a operação resultou na prisão do principal líder do grupo na região, identificado como Taha al-Zoubi, também conhecido como "Abu Omar Tabiya", juntamente com vários de seus auxiliares.
Al-Dallati disse que as forças de segurança também apreenderam um cinto de explosivos suicidas e armamento de uso militar durante a operação, descrevendo a ação como um grande golpe para as redes da organização que operam na capital e arredores do país.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, chega antes do presidente Donald Trump discursar em uma sessão conjunta do Congresso na Câmara dos Representantes dos EUA, Washington, 4 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2025
Panorama internacional
'Caçamos e matamos nossos inimigos': EUA atacam alvos do Estado Islâmico na Síria
Conforme informações da agência chinesa Xinhua, o alto funcionário sírio enfatizou que as autoridades do país continuarão perseguindo os remanescentes do Estado Islâmico, alertando que qualquer pessoa envolvida em terrorismo ou que forneça apoio ao grupo será responsabilizada.
A operação ocorre em meio a esforços de segurança reforçados em toda a Síria, após uma série de ataques nas últimas semanas contra forças de segurança e civis. Também nesta quarta-feira, as forças de segurança sírias realizaram uma operação na província costeira de Latakia, matando três membros de um grupo armado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала