- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em busca de espaço, Flávio Bolsonaro mira mercado e aliados para 2026, diz mídia

© Foto / Bruno Peres/Agência BrasilO senador Flávio Bolsonaro, fala com jornalistas em frente ao condomínio onde residia seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, Brasília, 11 de setembro de 2025
O senador Flávio Bolsonaro, fala com jornalistas em frente ao condomínio onde residia seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, Brasília, 11 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2025
Nos siga no
Flávio Bolsonaro intensifica articulações para viabilizar sua pré-candidatura à Presidência, buscando apoio no mercado financeiro, na direita e entre aliados do PL, enquanto prepara uma ofensiva em São Paulo e Minas para reduzir rejeições e consolidar seu nome como alternativa viável.
Flávio Bolsonaro iniciou sua pré-campanha à Presidência buscando apoio de ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, dirigentes do PL, figuras da direita com trânsito no mercado financeiro e do influenciador Pablo Marçal. Lançado sob críticas e desconfiança do centrão, o senador tenta fortalecer seu nome e reduzir resistências, repetindo que está empenhado em montar uma equipe mais experiente do que a que cercou seu pai no governo.
De acordo com a Folha de S.Paulo, aliados afirmam que Flávio pretende intensificar viagens a partir de fevereiro, com foco em São Paulo e Minas Gerais, estados onde Lula avançou em 2022.
Apesar disso, seu esforço inicial tem sido conquistar a confiança do mercado financeiro, que hoje demonstra preferência por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse movimento, seu principal articulador é Filipe Sabará, ex-secretário de João Doria, responsável por aproximá-lo de banqueiros e investidores em eventos recentes na capital paulista.
Sabará também foi o responsável por trazer Pablo Marçal para o círculo da pré-campanha, oferecendo ao senador sua estrutura de comunicação digital. Embora Flávio reconheça que a Faria Lima representa uma fatia pequena do eleitorado, segundo a apuração, aliados avaliam que a desconfiança do mercado pode irradiar uma percepção negativa para o restante do país.
Para reforçar sua credibilidade econômica, Flávio tem buscado conselhos de nomes ligados à equipe econômica do governo Bolsonaro, como Paulo Guedes, Adolfo Sachsida e Gustavo Montezano. A empresários, apresenta-se como um "Bolsonaro moderado", comprometido com a agenda liberal de Guedes, incluindo redução de impostos, controle de juros e enxugamento da máquina pública.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP30, em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2025
Notícias do Brasil
Mídia: governo Lula acredita que Trump pode tentar interferir nas eleições brasileiras
Sabará afirma que parte do mercado já vê Flávio como o principal nome anti-Lula, e não Tarcísio. Segundo a Folha, o articulador afirma que a rejeição atribuída ao senador seria reflexo do desgaste do pai, e não de sua própria trajetória. Em encontros com empresários, Flávio tem defendido que representa a versão mais dialogável do bolsonarismo, inclusive aberta a conversas com figuras como o ministro Alexandre de Moraes.
Em São Paulo, o deputado estadual Lucas Bove se colocou à disposição para ajudar na pré-campanha, mobilizando contatos no setor ruralista e no meio empresarial. No campo político, Flávio conta sobretudo com o apoio dos principais nomes do partido, como Valdemar Costa Neto e Rogério Marinho, que tem atuado para articular alianças e deve acompanhar o senador de perto ao longo do próximo ano.
Marinho, que pretende disputar o governo do Rio Grande do Norte, é tratado por Flávio como um aliado indispensável. O senador afirma que precisa de pessoas dispostas a enfrentar desafios e que não se acomodam, reforçando a confiança no ex-ministro como parte central de seu projeto.

A pré-campanha ainda não tem marqueteiro definido. Duda Lima, nome tradicional do PL, já declarou que não atuará em campanhas em 2026, após atritos com os filhos de Bolsonaro na eleição municipal de 2024. Mesmo assim, ele afirma que Flávio terá condições de montar uma equipe de marketing sólida para a disputa.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала