- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU aprova resolução da Rússia e EUA que estende uso das forças de paz nas Colinas de Golã

© AP Photo / Matias DelacroixVeículos blindados israelenses estacionados ao longo da chamada Linha Alfa, que separa as Colinas de Golã anexadas por Israel da Síria, 8 de dezembro de 2024
Veículos blindados israelenses estacionados ao longo da chamada Linha Alfa, que separa as Colinas de Golã anexadas por Israel da Síria, 8 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2025
Nos siga no
O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (29) por unanimidade uma resolução elaborada pela Rússia e pelos Estados Unidos para prorrogar por seis meses o mandato da missão de paz da entidade nas Colinas de Golã, informou um correspondente da Sputnik.
Rússia e Estados Unidos são "historicamente" coautores da resolução do Conselho de Segurança sobre a Força das Nações Unidas de Observação da Separação nas Colinas de Golã (UNDOF, na sigla em inglês), afirmou anteriormente em entrevista à Sputnik o embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya
Com o documento, o Conselho de Segurança prorrogou o mandato por seis meses, até 30 de junho de 2026, com a votação favorável de todos os 15 membros do órgão.
A vice-representante permanente dos Estados Unidos na ONU, Tammy Bruce, agradeceu à Rússia pela cooperação ao elaborar a resolução.
Benjamin Netanyahu, ex-primeiro-ministro israelense e chefe do partido Likud, fala com seus apoiadores após os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna para a eleição parlamentar israelense na sede de seu partido em Jerusalém, quarta-feira, 2 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2025
Panorama internacional
Netanyahu reivindica 'questão de segurança' para justificar presença militar na Síria
A representante da Rússia, Dina Gilmutdinova, por sua vez, destacou que, por iniciativa de Moscou e Washington, o texto passou por algumas alterações, "tornando-se mais conciso e objetivo, ao mesmo tempo em que preserva os elementos-chave das decisões anteriormente aprovadas pelo Conselho de Segurança sobre a UNDOF e a situação nas Colinas de Golã".
Após a guerra árabe-israelense do Yom Kippur (outubro de 1973), foi firmado um acordo sírio-israelense de cessar-fogo e separação de forças.
Em 31 de maio de 1974, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que criou a Força das Nações Unidas de Observação da Separação. Desde então, a UNDOF atua na região com o objetivo de manter o cessar-fogo entre as forças israelenses e sírias e monitorar a implementação do acordo de separação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала