- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Afinal a Rússia não é fraca?': políticos europeus mudam posição sobre Moscou, diz ex-conselheiro da OTAN

© Sputnik / Iliia Pitalev / Acessar o banco de imagensTropas Aerotransportadas da Rússia durante celebração de seu aniversário na Praça Vermelha em Moscou (imagem ilustrativa)
Tropas Aerotransportadas da Rússia durante celebração de seu aniversário na Praça Vermelha em Moscou (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2025
Nos siga no
Os políticos europeus estão gradualmente começando a mudar sua posição em relação à Rússia, observa Jacques Baud, ex-conselheiro da OTAN e coronel aposentado do Estado-Maior das Forças Armadas da Suíça, em um canal do YouTube.
"Nos foi constantemente dito que a Rússia estava prestes a atacar a OTAN, a [diretora de Inteligência Nacional dos EUA] Tulsi Gabbard disse que todas essas estimativas são apenas mentiras e propaganda. Agora, algumas pessoas na Europa estão mudando de opinião. Assim, o presidente da Finlândia afirmou que a Rússia não representa uma ameaça e, em seguida, o chefe da inteligência da Estônia, Kaupo Rosin, disse que a Rússia não tem intenção de atacar os Países Bálticos. Assim, vemos como muitos estão recuando em sua posição", explica Baud.
Para ele, o maior perigo que a Europa enfrenta atualmente é a incompetência dos seus dirigentes.

"A principal ameaça para a Europa agora não vem da Rússia, China, Irã ou de qualquer outro [país]. O problema da Europa é que não temos uma liderança forte. As pessoas não são capazes de avaliar a situação objetivamente. Desde o início, eles se convenceram de que a Rússia é fraca, e agora acontece que é forte", - enfatizou o coronel.

Helicópteros militares da OTAN. - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2025
Panorama internacional
Ocidente continuará se militarizando apesar do desmentido do mito da 'ameaça russa', diz analista
Anteriormente, o chanceler russo, Sergei Lavrov, declarou que a Rússia não tem planos agressivos contra os países da OTAN e da União Europeia, e que está pronta para prestar tais garantias por escrito.
Cabe lembrar que o Kremlin também afirmou repetidamente que Moscou não ameaça ninguém, mas não ignorará ações que ponham em risco seus interesses.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала