Desenterram no Egito necrópole romana e oficinas da era ptolemaica (FOTOS)
09:44 31.12.2025 (atualizado: 12:30 31.12.2025)
Nos siga no
Arqueólogos descobriram durante escavações na província de Beheira, no norte do Egito, uma antiga necrópole romana, bem como oficinas industriais da Época Baixa (664–332 a.C.) e da era ptolemaica (323–30 a.C.), declarou o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.
"A missão arqueológica conjunta egípcio-italiana, durante os trabalhos nos sítios de Kom Wasit e Kom Al-Ahmar, na província de Beheira, descobriu oficinas de produção relacionadas ao período da Época Baixa e do início do período Ptolemaico, bem como parte de um cemitério romano", disse o ministério em um comunicado.
De acordo com Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Supremo Conselho das Antiguidades, as descobertas são um importante complemento científico para o estudo de modelos de assentamento, práticas de enterro e produção na parte ocidental do delta do Nilo, escreve Ahram Online.
الكشف عن ورش صناعية من العصر المتأخر وبدايات العصر البطلمي وجبانة رومانية بغرب الدلتا
— ONtvLIVE (@ONliveEgypt) December 30, 2025
.......................................................................
بيان صادر عن وزارة السياحة والآثار:
كشفت البعثة الأثرية المصرية الإيطالية المشتركة، بين المجلس الأعلى للآثار وجامعة بادوفا… pic.twitter.com/0O0MGBBe6R
Segundo o comunicado, as oficinas representam um grande edifício dividido em seis salas, duas das quais foram destinadas ao processamento de peixe. Nota-se que a missão encontrou cerca de 9,7 mil ossos de peixe. Quanto às outras salas, os arqueólogos encontraram nelas amuletos de faiança, ânforas e cerâmica grega.
"Também durante as escavações foi encontrada uma parte de um cemitério romano, em que havia várias sepulturas em três formas principais — enterro direto no solo, enterro em caixões de cerâmica e enterro de crianças em grandes ânforas", relatou o ministério, mencionando que 23 sepulturas foram encontradas.


