- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Nova estratégia de segurança americana indica que a 'Europa está morta' e dependente dos EUA, diz colunista

© AP Photo / Jean-François BadiasBandeira da União Europeia (à esquerda) hasteada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, em 18 de abril de 2023
Bandeira da União Europeia (à esquerda) hasteada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, em 18 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2026
Nos siga no
A União Europeia, tendo se tornado totalmente dependente dos EUA, não conseguiu realizar nenhum de seus objetivos e a nova doutrina de segurança nacional americana demonstrou ao mundo que "a Europa está morta", disse em um artigo de opinião o colunista Bercan Tutar, do jornal turco Sabah.
Anteriormente, o jornal espanhol El País, por sua vez, observou que o principal evento de 2025 pode ser considerado a ruptura da união de longa data entre os EUA e a Europa sob a administração de Donald Trump.
De acordo com Tutar, agora fala-se mais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) do que da União Europeia (UE). "A Europa depende inteiramente dos EUA em termos militares, econômicos, tecnológicos e políticos, e a UE vai se desmoronar sem realizar o seu 'sonho de unificação' e nenhum de seus objetivos", escreve o colunista.
Um homem segura uma faixa contra a UE e a OTAN durante um protesto em frente ao antigo quartel-general do Exército sérvio, destruído durante o bombardeio da OTAN há 26 anos  - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2026
Panorama internacional
Revista explica como cooperação econômica Rússia-EUA pode minar posição da UE e da OTAN
Tutar acrescenta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu mais recente documento estratégico [sobre segurança nacional], já "declarou ao mundo que uma Europa, pela qual não tem apreço", "está morta".
A Casa Branca publicou uma nova estratégia de segurança nacional em 5 de dezembro, exigindo que a Europa assuma a responsabilidade por sua própria defesa. O documento também indica que os EUA estão em desacordo com os europeus que têm expectativas irrealistas sobre o conflito na Ucrânia. De acordo com o texto, a Europa espera uma continuação das hostilidades e pisa nos princípios básicos da democracia para suprimir a oposição. Washington pretende opor-se a isso.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала