- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista avalia as consequências do ataque dos EUA à Venezuela para a economia mundial

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensÍndia continua a comprar petróleo russo apesar da pressão dos EUA, notam analistas russos
Índia continua a comprar petróleo russo apesar da pressão dos EUA, notam analistas russos - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2026
Nos siga no
O ataque dos EUA à Venezuela pode desencadear uma cadeia de consequências negativas para a economia global e aumentar as tensões no Mar Negro, disse à Sputnik o analista financeiro e observador econômico turco Berat Kizil.
Explosões foram ouvidas na capital da Venezuela, Caracas, na noite deste sábado (3). De acordo com moradores locais, os estrondos ocorreram em diferentes áreas da cidade, bem como no Aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetia, e no porto de La Guaira. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou posteriormente que os Estados Unidos realizaram com sucesso ataques em larga escala contra a Venezuela e que o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e removidos do país.

Segundo o analista, a escalada em torno da Venezuela afetará a América Latina e poderá desencadear "uma série de consequências devastadoras" para os mercados globais. "A economia global vai soar um sinal alarmante", disse o especialista.

Ele também observou que, no contexto do desenrolar da situação, as tensões nos mares Egeu, Mediterrâneo e Negro podem aumentar.
Por sua vez, Yván Gil Pinto, ministro das Relações Exteriores da Venezuela, declarou que, em meio ao ataque dos EUA, o país exercerá seu direito de defesa em todas as plataformas internacionais, utilizando todos os mecanismos disponíveis.
A bandeira norte-americana no gramado norte da Casa Branca em Washington hasteada a meio mastro após a morte de Charlie Kirk - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2026
Panorama internacional
EUA atacam Caracas, pois querem mais influência no mercado de petróleo mundial, diz analista

"A Venezuela exercerá seu direito de se defender em todas as plataformas internacionais, em todos os fóruns, usando todos os mecanismos possíveis para esse fim", disse.

O presidente americano, Donald Trump, havia informado que os EUA lançaram um "ataque em larga escala" contra a Venezuela e seu líder, Nicolás Maduro. De acordo com a publicação, Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e retirados do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала