- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Heróis e traidores: José María Morelos, ideólogo do México

© SputnikHeróis e traidores: José María Morelos
Heróis e traidores: José María Morelos - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Nos siga no
José María Morelos foi uma das figuras centrais no processo de independência do México, onde permanece como um dos maiores símbolos da soberania nacional. No entanto, além de suas conquistas militares, foram suas ideias que consolidaram a noção de pátria mexicana, bem como a ruptura radical com a estrutura legal da monarquia espanhola.
Nascido em 30 de setembro de 1765, na cidade de Valladolid de Michoacán — hoje chamada Morelia, em sua homenagem — este líder religioso dedicou seus primeiros anos ao estudo do latim, filosofia, ética e teologia. Em 1796, foi ordenado diácono em Valladolid e, em 1779, sacerdote.
Ao tomar conhecimento do movimento independentista iniciado por Miguel Hidalgo, decidiu unir-se à luta contra a Coroa Espanhola, tornando-se uma figura proeminente. Ele promulgou um decreto abolindo a escravidão e resistiu ao ataque do exército realista em Cuautla, em uma histórica resistência insurgente em 1812.
Morelos convocou o primeiro congresso independente, o Congresso de Chilpancingo, em 14 de setembro de 1813, onde apresentou o documento "Sentimentos da Nação", considerado um pilar da nação mexicana desde suas origens. Nos 23 pontos deste documento, o insurgente mexicano estipulou a liberdade da América do Norte e defendeu uma América livre e independente, livre de qualquer outra nação ou governo monárquico, que deveria ser governada por uma soberania emanada do povo e baseada em leis democráticas.
Contudo, como em quase todas as rebeliões pela independência, seu destino foi marcado por uma reviravolta inesperada na luta. Em um julgamento duplo, civil e militar, Morelos foi considerado culpado de 23 acusações, incluindo alta traição e sabotagem. Ele foi executado por um pelotão de fuzilamento nos arredores da Cidade do México em 22 de dezembro de 1815. Seus inimigos temiam que a divulgação de sua morte desencadeasse o caos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала