- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Heróis e traidores: Fulgencio Batista, o ditador cubano

Heróis e traidores: Fulgencio Batista, o ditador cubano
 Heróis e traidores: Fulgencio Batista, o ditador cubano - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2026
Nos siga no
Fulgencio Batista chegou ao poder duas vezes por meio de golpes: primeiro em 1933, como líder de fato, e depois novamente em 1952, ao derrubar o governo existente.
Ele foi presidente entre 1940 e 1944, e após retornar ao poder, suspendeu garantias constitucionais, proibiu greves, restabeleceu a pena de morte e reprimiu duramente a oposição.
Seu regime foi marcado por corrupção, desigualdade e violência. Batista manteve fortes vínculos com empresários e com a máfia norte-americana, permitindo que controlassem cerca de 70% da economia cubana, especialmente nos setores de açúcar, mineração, serviços públicos, turismo e cassinos.
A aliança com os interesses dos EUA e a repressão interna acabaram alimentando o descontentamento popular que levou ao triunfo da Revolução Cubana.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала