- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Heróis e Traidores: José de San Martín

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensHeróis e Traidores: José de San Martín
Heróis e Traidores: José de San Martín - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2026
Nos siga no
José Francisco de San Martín foi um dos principais líderes da independência sul-americana. Nascido em 1778, na região de Yapeyú (hoje província de Corrientes, Argentina), foi formado militarmente na Espanha, onde chegou ao posto de tenente-coronel e lutou contra as tropas napoleônicas.
Em 1812, deixou o exército espanhol e retornou ao Rio da Prata para se juntar à causa emancipacionista. San Martín criou o Regimento de Granadeiros a Cavalo e liderou campanhas decisivas para a libertação da América do Sul, incluindo a vitória em San Lorenzo (1813) e o histórico plano de atravessar os Andes para libertar o Chile e o Peru, principais bastiões do domínio espanhol.
Após triunfos em Chacabuco (1817) e Maipú (1818), proclamou a independência do Peru em 1821 e, como seu protetor, promoveu reformas sociais, como a abolição da escravidão e a valorização da educação.

Em 1822, encontrou-se com Simón Bolívar em Guayaquil e, após esse encontro, abdicou de qualquer autoridade política, partindo para o exílio na Europa. Faleceu em 1850, deixando como legado o exemplo de um líder comprometido com a soberania e a liberdade dos povos latino-americanos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала