- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Heróis e traidores: Alberto Fujimori, presidente neoliberal e autoritário do Peru

© SputnikHeróis e traidores: Alberto Fujimori, presidente neoliberal e autoritário do Peru
Heróis e traidores: Alberto Fujimori, presidente neoliberal e autoritário do Peru - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2026
Nos siga no
Alberto Fujimori, político peruano de ascendência japonesa, governou o Peru de 1990 a 2000, chegando ao poder com um discurso populista. Implementou reformas neoliberais agressivas: privatizou centenas de empresas estatais em setores estratégicos e atraiu investimentos estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos.
Em abril de 1992, realizou um autogolpe, dissolvendo o Congresso e o Judiciário. Seus apoiadores lhe atribuem o mérito de conter a hiperinflação herdada do governo anterior por meio da implementação de um severo ajuste econômico conhecido como Fujishock, bem como o desmantelamento da organização terrorista Sendero Luminoso.
No entanto, esses resultados foram alcançados ao custo da supressão das instituições democráticas. Seu regime criou esquadrões da morte, como o Grupo Colina, responsáveis ​​por massacres, e promoveu esterilizações forçadas que afetaram até 300 mil mulheres pobres e indígenas, com financiamento e apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала