- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países da União Europeia aprovam acordo com o Mercosul, diz mídia

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensUE aprova acordo com Merscosul, diz mídia
UE aprova acordo com Merscosul, diz mídia - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Nos siga no
Apesar da resistência da França e de vários outros países, de grande produção agrícola, os representantes dos países da UE nesta sexta-feira (9) aprovaram provisoriamente o acordo com o Mercosul, segundo as fontes da mídia local.
A votação deve ser formalizada até 13h00 (horário de Brasília).
O acordo previa a redução ou eliminação de tarifas de importação e exportação entre os dois blocos e estava previsto para ser assinado na Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, em dezembro passado, mas foi adiado para janeiro, a pedido da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
O acordo está travado porque Itália, Polônia e França buscam defender interesses dos agronegócios nacionais. Juntas, as nações representam cerca de 35% da população do bloco, explicou Pavese, entre os 27 Estados-membros. Para aprovar o tratado é necessário que o sim represente pelo menos 65% da população do bloco.
Brasil aposta no acordo Mercosul–UE para fortalecer o comércio global, diz Alckmin - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2026
Notícias do Brasil
Brasil aposta no acordo Mercosul–UE para fortalecer o comércio global, diz Alckmin
No fim de dezembro, o presidente brasileiro Lula da Silva afirmou que "não haverá possibilidade de a França, isolada, impedir a assinatura do acordo". O mandatário brasileiro deu essas declarações na cúpula do Mercosul realizada em Foz do Iguaçu.
Novas medidas anunciadas pela França e a confirmação de sua posição contrária apenas "pioraram" as negociações para um acordo entre a União Europeia e o Mercosul, afirmou à Sputnik o analista Héctor Sosa Gennaro.
O especialista disse que as salvaguardas europeias representam um obstáculo "grave" para os produtores sul-americanos e defendeu que a região passe a olhar mais para a Ásia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала