- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Policarpa Salavarrieta: espiã e heroína da independência da Colômbia

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensPolicarpa Salavarrieta: espiã e heroína da independência da Colômbia
Policarpa Salavarrieta: espiã e heroína da independência da Colômbia - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Nos siga no
Sua coragem na luta pela independência e sua execução pelas autoridades espanholas transformaram Policarpa Salavarrieta em um símbolo de resistência e inspiração no reconhecimento das lutas das mulheres na Colômbia.
Há poucas informações sobre sua juventude, incluindo a data exata de nascimento, e até mesmo incertezas quanto ao seu nome verdadeiro. Ainda assim, Policarpa entrou para a história colombiana por sua atuação destacada como espiã em Bogotá.
Conhecida como La Pola, atuava a serviço dos patriotas independentistas. Aproveitava seu trabalho como costureira e empregada doméstica para infiltrar-se nas casas de monarquistas e obter informações estratégicas para os insurgentes.
Sua atuação, transmitindo mensagens, recrutando simpatizantes e apoiando grupos rebeldes, foi crucial para a causa. Acabou capturada e executada pelos realistas em 1817.
Em 14 de novembro daquele ano, Policarpa foi fuzilada em Bogotá por ordem das autoridades espanholas. Suas últimas palavras ficaram marcadas na história:
"Povo indolente! Quão diferente seria hoje sua sorte se conhecessem o valor da liberdade! Mas ainda não é tarde: vejam que, mesmo sendo mulher e jovem, tenho coragem de enfrentar a morte e mil mortes mais. Não esqueçam este exemplo."
Em sua memória, o dia 14 de novembro foi instituído como o Dia da Mulher Colombiana.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала