- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Leona Vicario: mãe Benemérita da Pátria

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensLeona Vicario: mãe Benemérita da Pátria
Leona Vicario: mãe Benemérita da Pátria - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Nos siga no
Nascida em 1789, na Cidade do México, filha de um comerciante espanhol e de uma criolla, Leona Vicario ficou órfã aos 18 anos e foi criada por seu tio, um renomado jurista e intelectual da Nova Espanha, que se encarregou de sua formação.
Recebeu uma educação sólida em Belas Artes e Ciências e, desde jovem, desenvolveu um profundo amor pela leitura, o que fortaleceu seu pensamento crítico e a aproximou dos ideais da independência. Com o tempo, canalizou sua paixão e suas ideias por meio do jornalismo.
Com o início da Guerra da Independência, envolveu-se ativamente no movimento insurgente. A partir da Cidade do México, fornecia informações estratégicas e apoio material aos independentistas, contribuindo de forma decisiva para a causa libertadora.
Em 1813, casou-se com o também insurgente Andrés Quintana Roo, com quem compartilhava o amor pela Pátria. No mesmo ano, foi presa por envolvimento na conspiração, mas conseguiu escapar e refugiou-se em Oaxaca. Após recusarem o indulto oferecido pelo regime, que exigia o abandono da luta, continuaram fugitivos até que Leona se juntou às forças de José María Morelos y Pavón na campanha pela independência.
Em 1817, deu à luz sua primeira filha e, pouco depois, foi presa novamente, agora com a bebê. Mais uma vez, recebeu proposta de indulto, agora condicionado ao exílio na Espanha, que aceitou, mas acabou permanecendo em Toluca por limitações financeiras. Após receber perdão oficial, teve seus bens devolvidos e voltou à Cidade do México, onde morreu em 21 de agosto de 1842, aos 53 anos.
Como reconhecimento por sua trajetória, Leona Vicario teve funerais de Estado, por decreto do presidente Antonio López de Santa Anna, ocasião em que foi oficialmente proclamada Mãe Benemérita da Pátria.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала