- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

NASA: problema de saúde de astronauta antecipa retorno de missão na Estação Espacial Internacional

© Foto / Facebook / Alexander GerstFuracão Florença, fotografado pelo astronauta Alexander Gerst, na Estação Espacial Internacional (ISS)
Furacão Florença, fotografado pelo astronauta Alexander Gerst, na Estação Espacial Internacional (ISS) - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Nos siga no
Uma equipe da NASA na Estação Espacial Internacional (EEI) terá que retornar à Terra antecipadamente devido a um problema médico, de acordo com a agência espacial americana.
O administrador da agência, Jared Isaacman, disse nesta quinta-feira (8) que a condição do astronauta afetado é estável, mas que há "risco persistente".
"A situação médica está estável agora. Após discutir a situação, chegamos à decisão de trazer a tripulação da missão Crew-11 de volta antes da data anteriormente prevista", disse Isaacman em uma coletiva de imprensa.
Ele acrescentou que o incidente foi grave, enquanto o médico da NASA James Polk explicou que a tripulação ajudou imediatamente o colega, cuja identidade não foi divulgada.
As autoridades da NASA não especificaram o problema médico ocorrido na quarta-feira (7), mas disseram que não estava relacionado à caminhada espacial planejada para mais cedo, que foi suspensa algumas horas antes.
Asteroide Bennu - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Ciência e sociedade
Missão da NASA encontra aminoácido essencial em Bennu e reacende teoria da vida cósmica
A tripulação, que chegou ao laboratório espacial em agosto, inclui os astronautas americanos Zena Cardman e Mike Fincke, que fariam a caminhada espacial, junto com o japonês Kimiya Yui, da agência japonesa JAXA, e o cosmonauta russo Oleg Platonov, da Roscosmos.
Isaacman afirmou que o retorno ocorrerá nos próximos dias, na cápsula Dragon, mas ainda não foi definida uma data.
O astronauta americano Chris Williams permanecerá na EEI junto aos cosmonautas russos Sergei Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, que chegaram ao laboratório espacial no fim de novembro.
Polk explicou que a equipe médica preferia ter o astronauta em terra para realizar um diagnóstico completo, já que a EEI não dispõe de equipamentos como os de uma sala de emergência e poderia haver risco para a pessoa.
Isaacman disse que está sendo considerada a possibilidade de enviar a missão Crew-12 antes do previsto, em meados de fevereiro. Segundo o funcionário, a evacuação não é de emergência e a tripulação já havia cumprido quase todos os aspectos da missão.
As autoridades acrescentaram que Williams trabalhará com os cosmonautas russos até a chegada da próxima missão.
"Os russos que estão a bordo são uma grande equipe, trabalham muito bem juntos e têm as qualificações para operar os sistemas do setor dos EUA na estação", explicaram.
A tripulação da missão Crew-12 é composta pelos astronautas americanos Jessica Meir e Jack Hathaway, pela engenheira e piloto francesa Sophie Adenot, da Agência Espacial Europeia (ESA), e pelo cosmonauta russo Andrei Fediaev.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала