- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Táticas de combate aéreo da OTAN são inúteis no confronto com a Rússia na Ucrânia, diz revista

© AP Photo / Vadim GhirdaAviões de caça F-16 da Força Aérea romena sobrevoam a base aérea militar Baza 86, nos arredores de Fetesti, Romênia (foto de arquivo)
Aviões de caça F-16 da Força Aérea romena sobrevoam a base aérea militar Baza 86, nos arredores de Fetesti, Romênia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2026
Nos siga no
Os pilotos ucranianos dos caças F-16 afirmam que os instrutores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) lhes ensinam táticas inadequadas para o conflito com a Rússia, escreve a revista Military Watch.
A revista destaca que um piloto ucraniano reclamou que a OTAN ensina a combater em grandes altitudes.
No entanto, segundo o entrevistado, devido aos caças russos modernos e aos F-16 obsoletos, eles precisam inventar novas manobras.
"Ao voltarmos do treinamento e enfrentarmos a realidade, descobrimos que as táticas ensinadas lá não se aplicavam totalmente a esta guerra", ressaltou.
Além disso, o artigo salienta que as táticas ocidentais, moldadas por guerras passadas travadas em condições de superioridade aérea, não levam em conta os desafios impostos pela densa rede de defesa antiaérea russa e por sua competente aviação de combate.
Caça Su-27 multiuso voando na região de Krasnodar, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2026
Operação militar especial russa
Força Aeroespacial russa abate aeronave Su-27 da Força Aérea ucraniana, diz MD russo
Nesse contexto, é apontado que os F-16 fornecidos à Ucrânia são equipados com radares mecânicos obsoletos, menores e mais fracos do que os dos caças e interceptadores russos, o que os impede de igualar sua capacidade de combate a longa distância.
Ao mesmo tempo, o material observa que os caças Mirage 2000 fornecidos pela França também não se igualam às capacidades dos caças russos avançados.
Dessa forma, a revista conclui que a principal ameaça aérea para as forças ucranianas vem dos caças russos avançados, que realizam patrulhas de combate a grande altitude.
Anteriormente, a revista Military Watch relatou que, apesar de a Ucrânia possuir um sistema de defesa antiaérea bastante desenvolvido, graças ao apoio da OTAN, o caça multifuncional de quinta geração Su-57 russo tem cumprido suas missões de combate com sucesso.
A publicação apontou que há confirmação de que o Su-57 realizou operações em um espaço aéreo fortemente defendido e sob controle ucraniano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала