- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ursula von der Leyen vai assinar acordo entre União Europeia e Mercosul dia 17 de janeiro

© AP Photo / Czarek SokolowskiA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz uma declaração à mídia durante sua visita à fronteira entre a Polônia e a Belarus, em Krynki, Polônia, 31 de agosto de 2025
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz uma declaração à mídia durante sua visita à fronteira entre a Polônia e a Belarus, em Krynki, Polônia, 31 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2026
Nos siga no
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai seguir para o Paraguai para a assinatura do acordo de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, marcada para 17 de janeiro.
"Posso confirmar agora a assinatura no Paraguai, em 17 de janeiro, com a presença da presidente von der Leyen", disse uma fonte à Sputnik. O anúncio segue a aprovação da proposta pelos países-membros da UE na sexta-feira (9), superando os protestos de agricultores europeus.
Na última sexta-feira (9), a União Europeia formou maioria para selar o acordo comercial após mais de 25 anos de negociações, mesmo com a tentativa da França de evitar a aprovação por conta da resistência de agricultores do país. Também foram contrários Polônia, Hungria, Irlanda e Áustria, enquanto a Bélgica decidiu se abster.
Segundo jornais europeus, o voto da Itália foi o que deu maioria para aprovação do acordo após sinalizar satisfação com as concessões feitas aos agricultores nos últimos dias.
Ainda assim, o acordo precisa ter o aval do Parlamento Europeu para a parte comercial do pacto, o que pode demorar semanas e será necessário aprovação dos deputados do Parlamento. Na América do Sul, cada país do Mercosul precisará ratificar o acordo em seu respectivo Congresso Nacional.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, observa durante visita à sede do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia, em Kiev. Ucrânia, 20 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2024
Notícias do Brasil
Acordo entre Mercosul e União Europeia conforma Brasil a papel de 'fazendão', dizem analistas

Protestos contra o acordo UE-Mercosul

Um dia após o anúncio da aprovação, mais de 20 mil pessoas saíram às ruas na cidade irlandesa de Athlone, no centro do país, em protesto contra o acordo. "Milhares de tratores encheram as ruas da cidade", detalhou o deputado Richard O’Donoghue, secretário-geral do partido de direita Irlanda Independente, que convocou a manifestação.
Em 2024, uma onda de protestos em massa de agricultores já havia percorrido vários Estados-membros da UE contra o acordo de livre comércio com o Mercosul.
O temor dos agricultores europeus é que o pacto inunde o mercado com produtos latino-americanos mais baratos e com padrões mais baixos, aprofundando a crise do setor por causa da chamada "concorrência desleal".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала