- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeira-ministra do Japão insinua possível dissolução do parlamento, afirma líder de partido

© AP Photo / Chalinee ThirasupaA primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi.
A primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi. - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2026
Nos siga no
O líder do Partido da Inovação do Japão, Hirofumi Yoshimura, afirmou que, durante uma conversa com a primeira-ministra Sanae Takaichi, ela indicou sua disposição de dissolver o parlamento antecipadamente.
"A decisão de dissolver o parlamento é prerrogativa do primeiro-ministro. Se tal decisão for tomada, estamos prontos para lutar a qualquer momento. Anteontem, tivemos uma breve conversa privada. A primeira-ministra não mencionou um prazo específico para a dissolução do parlamento no início do ano, mas houve um momento em nossa conversa em que mencionamos que 'o cenário mudou', então não estou surpreso com as notícias da mídia [sobre uma possível dissolução]", disse Yoshimura, falando ao vivo na emissora NHK.

A dissolução do parlamento por Takaichi este ano já era esperada, mas, se acontecer, "será mais rápido do que eu imaginava", disse Yoshihiko Noda, líder do Partido Democrático Constitucional do Japão, à NHK.

Takaichi disse a um membro do Partido Liberal Democrático (PLD), no poder, que estava considerando dissolver o parlamento no início da próxima sessão parlamentar, prevista para começar em 23 de janeiro, informou a agência de notícias Kyodo neste domingo (11), citando uma fonte familiarizada com a situação.
Navio de escolta da Força Marítima de Autodefesa do Japão Kurama, à esquerda, navega atrás do destróier Yudachi, com uma bandeira do Sol Nascente, durante uma revisão da frota nas águas da baía de Sagami, ao sul de Tóquio, 14 de outubro de 2012. - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2026
Panorama internacional
Neomilitarismo crescente do Japão levará o país à ruína, diz agência norte-coreana
Takaichi não mencionou, no entanto, seus planos de dissolver o parlamento em uma entrevista à NHK, gravada na quinta-feira (8) e exibida no domingo, afirmando que se concentraria em "resolver os problemas atuais", incluindo a alta dos preços, após a aprovação, em dezembro, de um orçamento suplementar que financia suas medidas de estímulo econômico.
Takaichi tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão e formou seu gabinete em 21 de outubro. O PLD e o Partido da Inovação detêm uma maioria mínima na câmara baixa. Alguns parlamentares do PLD têm pedido a dissolução do parlamento para capitalizar sobre o alto índice de aprovação do gabinete, em torno de 70%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала