Primeira-ministra do Japão insinua possível dissolução do parlamento, afirma líder de partido

© AP Photo / Chalinee Thirasupa
Nos siga no
O líder do Partido da Inovação do Japão, Hirofumi Yoshimura, afirmou que, durante uma conversa com a primeira-ministra Sanae Takaichi, ela indicou sua disposição de dissolver o parlamento antecipadamente.
"A decisão de dissolver o parlamento é prerrogativa do primeiro-ministro. Se tal decisão for tomada, estamos prontos para lutar a qualquer momento. Anteontem, tivemos uma breve conversa privada. A primeira-ministra não mencionou um prazo específico para a dissolução do parlamento no início do ano, mas houve um momento em nossa conversa em que mencionamos que 'o cenário mudou', então não estou surpreso com as notícias da mídia [sobre uma possível dissolução]", disse Yoshimura, falando ao vivo na emissora NHK.
A dissolução do parlamento por Takaichi este ano já era esperada, mas, se acontecer, "será mais rápido do que eu imaginava", disse Yoshihiko Noda, líder do Partido Democrático Constitucional do Japão, à NHK.
Takaichi disse a um membro do Partido Liberal Democrático (PLD), no poder, que estava considerando dissolver o parlamento no início da próxima sessão parlamentar, prevista para começar em 23 de janeiro, informou a agência de notícias Kyodo neste domingo (11), citando uma fonte familiarizada com a situação.
Takaichi não mencionou, no entanto, seus planos de dissolver o parlamento em uma entrevista à NHK, gravada na quinta-feira (8) e exibida no domingo, afirmando que se concentraria em "resolver os problemas atuais", incluindo a alta dos preços, após a aprovação, em dezembro, de um orçamento suplementar que financia suas medidas de estímulo econômico.
Takaichi tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão e formou seu gabinete em 21 de outubro. O PLD e o Partido da Inovação detêm uma maioria mínima na câmara baixa. Alguns parlamentares do PLD têm pedido a dissolução do parlamento para capitalizar sobre o alto índice de aprovação do gabinete, em torno de 70%.


