- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estados Unidos lançam fase 2 do plano para Gaza

© AP Photo / Abdel Kareem HanaPalestinos vivem em tendas na região central da Faixa de Gaza, em janeiro de 2026
Palestinos vivem em tendas na região central da Faixa de Gaza, em janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Nos siga no
Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (14) o lançamento da segunda fase do plano para encerrar o conflito na Faixa de Gaza, com o estabelecimento de uma administração palestina tecnocrática no enclave.
Pelas redes sociais, Witkoff alertou o Hamas de que o não cumprimento do acordo pode gerar "consequências graves", embora não tenha estipulado quais seriam.
"Os EUA esperam que o Hamas cumpra integralmente suas obrigações, incluindo a devolução imediata do último refém falecido. O não cumprimento trará consequências graves."
Israel e Hamas assinaram em outubro o plano de Trump, que prevê que o órgão tecnocrático será supervisionado pelo "Conselho de Paz" internacional, que deverá governar Gaza durante um período de transição.
Xi Jinping faz um brinde em recepção após um desfile militar para comemorar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Pequim, China, 3 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Panorama internacional
Com ajuda a Gaza, China faz da reconstrução material uma base para a paz política, avaliam analistas
O órgão palestino de 15 membros, lançado nesta quarta-feira, será liderado por Ali Shaath, ex-vice-ministro da Autoridade Palestina, apoiado pelo Ocidente, que era responsável pelo desenvolvimento de zonas industriais, segundo um comunicado conjunto dos mediadores Egito, Catar e Turquia.
Segundo a Reuters, outros membros indicados por Nickolay Mladenov, ex-enviado das Nações Unidas para o Oriente Médio, que deverá representar o Conselho de Paz na região palestina, incluem pessoas do setor privado e de ONGs, de acordo com uma lista de nomes obtida pela agência britânica.
Witkoff não informou quantos membros o órgão terá, nem os nomes. Outro anúncio relacionado ao Conselho de Paz também deverá ser feito em Davos na próxima semana, disse um diplomata europeu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала