- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE deve condenar unanimemente ataque à Venezuela, sem exceções, acredita político

© AP Photo / Frank AugsteinBandeira da União Europeia (UE) hasteada em um prédio localizado em uma rua de mão única em Londres, 9 de novembro de 2020
Bandeira da União Europeia (UE) hasteada em um prédio localizado em uma rua de mão única em Londres, 9 de novembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Nos siga no
Ainda não há condições para que a União Europeia imponha sanções contra os Estados Unidos pelo ataque à Venezuela, pois não existe no bloco uma condenação unânime dessas ações, afirmou à Sputnik o ex-membro do parlamento holandês do Partido Socialista (SP), Harry van Bommel.
Para o ex-parlamentar, a União Europeia precisa condenar por unanimidade o ataque à Venezuela, sem exceções, como passo necessário para viabilizar qualquer medida punitiva contra Washington.
Segundo ele, primeiro, a Europa tem que condenar os atos da agressão norte-americana, depois levar o caso para a consideração do Conselho de Segurança da ONU, e o terceiro passo já deve ser a imposição de sanções específicas contra Washington.

"Mas não haverá sanções contra os Estados Unidos, a menos que as ações dos EUA sejam condenadas primeiro e, em segundo lugar, se não houver consenso na UE sobre essa questão", disse van Bommel.

O ex-deputado frisou que a reação europeia à agressão americana contra a Venezuela tem sido completamente insuficiente, classificando os ataques a navios no Mar do Caribe e o sequestro do presidente venezuelano como atos inaceitáveis de violação do direito internacional.

"As ações dos Estados Unidos no mar e no território da Venezuela são uma violação do direito internacional. É inaceitável atacar navios como fizeram os Estados Unidos, e ainda mais inaceitável sequestrar o presidente em exercício do país", declarou.

Soldados das forças especiais do exército venezuelano gritam slogans enquanto marcham durante um desfile de ensaio no âmbito das comemorações do Dia da Independência, em Fuerte Tiuna, Caracas, em 3 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2026
Panorama internacional
Invasão da Venezuela e ameaças: EUA empurram América Latina para uma corrida armamentista?
Anteriormente, a membro do parlamento holandês pelo Partido pelos Animais (Partij voor de Dieren), Christine Teunissen, já havia pedido sanções contra os Estados Unidos pelo ataque à Venezuela, qualificando-o como uma violação direta do direito internacional.
Rússia, China e Coreia do Norte condenaram veementemente as ações dos EUA. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou solidariedade ao povo venezuelano e pediu a libertação de Maduro e de sua esposa, bem como a contenção de uma escalada da situação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала