- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Exército russo liberta 8 povoados nas primeiras 2 semanas de janeiro, diz chefe do Estado-Maior

© SputnikValery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e vice-ministro da Defesa da Rússia, fala durante reunião do Ministério da Defesa russo, 21 de dezembro de 2022
Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e vice-ministro da Defesa da Rússia, fala durante reunião do Ministério da Defesa russo, 21 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia continuam avançando com sucesso em todos os setores da operação militar especial na Ucrânia, relatou na quinta-feira (15) Valery Gerasimov, o chefe do Estado‑Maior do Exército russo.
Em particular, Gerasimov sublinhou que as forças ucranianas não levam em conta as perdas de pessoal ao tentar deter o avanço do agrupamento russo Tsentr (Centro), mas fracassam.

"O avanço das unidades das Forças Armadas russas está ocorrendo praticamente em todas as direções", declarou o oficial no decorrer da verificação do cumprimento das tarefas pelo agrupamento russo Tsentr (Centro) na direção de Dnepropetrovsk.

Nesse contexto, Gerasimov afirmou que os militares do agrupamento russo Tsentr (Centro) continuam eliminando o inimigo na cidade de Konstantinovka na República Popular de Donetsk (RPD) e desenvolvem o avanço após a libertação das cidades de Krasnoarmeisk e Dimitrov, também na RPD.
Além disso, Gerasimov destacou que, em duas semanas de janeiro, oito povoados foram libertados e mais de 300 km² de território passaram para o controle das forças russas.
Ao mesmo tempo, o chefe do Estado-Maior confirmou que as unidades do agrupamento russo Yug (Sul) estão avançando em direção da cidade de Slavyansk, na RPD.
Por sua vez, o agrupamento russo Vostok (Leste), após a libertação do povoado de Gulyaipole, continuam a ofensiva na região de Zaporozhie e expandem a zona tampão na região de Dnepropetrovsk.
Sistema de defesa aérea Tor-M1 do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia na direção de Krasnoarmeysk na zona operação militar especial. - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Operação militar especial russa
Sistemas de defesa antiaérea russos derrubam 260 drones ucranianos de asa fixa, informa MD
Além disso, o agrupamento russo Dniepre está realizando a ofensiva na direção da cidade de Zaporozhie.
Na região de Carcóvia, o agrupamento russo Zapad (Oeste) está terminando a libertação da povoação de Kupyansk-Uzlovoi. Ele destacou que os militares repeliram todas as tentativas de adversário de contra-atacar em Kupyansk.
Por sua vez, o agrupamento russo Sever (Norte) expande a zona tampão nas regiões de Carcóvia e Sumy. Nesse contexto, Gerasimov especificou que desde o início de janeiro os militares libertaram dois povoados na região de Sumy: Grabovskoe e Komarovka.
No dia de 29 de dezembro de 2025, Gerasimov informou na reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, que as tropas russas libertaram 334 povoados e 6.640 km² do território em 2025.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала