- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Casa Branca define Witkoff, Kushner, Tony Blair e outros como membros do Conselho de Paz para Gaza

© AP Photo / Jehad AlshrafiPalestinos carregam sacos de farinha retirados de um comboio de ajuda humanitária a caminho da cidade de Gaza, nos arredores de Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, em 1º de agosto de 2025
Palestinos carregam sacos de farinha retirados de um comboio de ajuda humanitária a caminho da cidade de Gaza, nos arredores de Beit Lahiya, no norte da Faixa de Gaza, em 1º de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2026
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definiu os membros do Conselho para Paz em Gaza, órgão que supervisionará a desescalada das tensões no enclave e a instituição de um novo governo palestino.
Segundo informa a Casa Branca nesta sexta (16), o conselho será composto por membros como o secretário de Estado, Marco Rubio,, o enviado especial da Casa Branca Steve Witkoff, o genro de Trump, Jared Kushner, e o ex-premiê britânico Tony Blair.
Além deles, os membros incluem:
Ajay Banga: presidente do Banco Mundial;
Robert Gabriel: vice-assessor de segurança nacional;
Aryeh Lightstone: diretor-executivo do Instituto de Paz dos Acordos de Abraão;
Josh Gruenbaum: comissário do Serviço Federal de Aquisições (FAS, na sigla em inglês).
"Composto por líderes com experiência em diplomacia, desenvolvimento, infraestrutura e estratégia econômica", como classifica a Casa Branca, o conselho terá como objetivo operacionalizar a visão de paz do presidente norte-americano.
De acordo com o governo estadunidense, o conselho terá papel essencial no cumprimento dos 20 pontos do plano de paz de Trump, com supervisão estratégica, mobilizará recursos internacionais e garantirá responsabilidade.
Cada membro do conselho supervisionará uma área específica, como fortalecimento da governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital. Lightstone e Gruenbaum serão conselheiros sêniores, responsáveis por liderar a estratégia e operações diárias.
Xi Jinping faz um brinde em recepção após um desfile militar para comemorar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Pequim, China, 3 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Panorama internacional
Com ajuda a Gaza, China faz da reconstrução material uma base para a paz política, avaliam analistas
Além disso, outros nomes foram anunciados em outros cargos relacionados, como o major-general Jasper Jeffers, que comandará a Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês. Sua função será liderar operações de segurança, apoiar a desmilitarização e possibilitar a entrega segura de ajuda humanitária e materiais de reconstrução.
O diplomada búlgaro Nickolay Mladenov, que serviu como coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, atuará como alto representante para Gaza, servindo como elo direto entre o Conselho da Paz e o Comitê Nacional para a Administração de Gaza, que será liderado por Ali Sha’ath, palestino nascido no enclave que já ocupou diversos cargos na Autoridade Palestina.
O comitê terá como foco a restauração dos principais serviços e instituições públicas da vida em Gaza. O painel será responsável pela governança do enclave até que a Autoridade Palestina possa assumir o cargo.
Além disso, em apoio ao Escritório do Alto Representante, de Mladenov, e Comitê Nacional, está sendo estabelecido um Conselho Executivo de Gaza, que incluirá, além de Witkoff, Kushner, Tony Blair:
Hakan Fidan: ministro Relações Exteriores da Turquia;
Ali Al-Thawadi: diplomata do Catar;
Major-general Hassan Rasha: diretor do Serviço de Inteligência Geral do Egito
Reem Al-Hashimy: ministra para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos
Sigrid Kaag: ex-coordenadora da ONU para Gaza
Yakir Gabay: bilionário cipriota-israelense
Marc Rowan: empresário bilionário norte-americano
Na quarta-feira (14), Witkoff, anunciou o início da segunda fase do plano de paz para Gaza, que inclui a criação de um governo tecnocrático transitório, o desarmamento do Hamas e a transição de um cessar-fogo para a reconstrução da região.
No mesmo dia, os ministérios das Relações Exteriores do Egito, Catar e Turquia anunciaram em comunicado conjunto a formação de um comitê tecnocrático palestino para governar Gaza, liderado por Ali Shaath, que anteriormente atuou como vice-ministro no governo palestino responsável pelo desenvolvimento de zonas industriais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала