- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Canadá fecha acordo comercial, reduz tarifas com China e se afasta de estratégia comercial dos EUA

© Foto / THE CANADIAN PRESS/Adrian WyldO primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, em visita oficial à China, com um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim. 16 de janeiro de 2025.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, em visita oficial à China, com um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim. 16 de janeiro de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2026
Nos siga no
O Canadá firmou um acordo tarifário com a China envolvendo veículos elétricos e exportações agrícolas, em um movimento que marca afastamento da estratégia comercial adotada por Washington. A informação foi divulgada pelo jornal The Globe and Mail, nesta sexta-feira (16).
Pelo acordo, o governo canadense permitirá a entrada de quase 50 mil veículos elétricos fabricados na China por ano, com uma tarifa de 6,1%, bem abaixo dos 100% atualmente aplicados.
Em contrapartida, Pequim concordou em reduzir drasticamente as tarifas sobre a canola canadense e eliminar impostos sobre produtos como farelo de canola, lagosta, caranguejo e ervilhas. A China também se comprometeu a retirar a exigência de visto para cidadãos canadenses.
O primeiro-ministro Mark Carney afirmou que o acordo reflete uma recalibração das relações com Pequim, após anos de incertezas.
Ele esteve com o líder chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira (15), no Grande Salão do Povo, em Pequim, capital chinesa.
Em declarações feitas durante visita, Carney disse que, recentemente, a relação com o país asiático tem sido "mais previsível" do que com os Estados Unidos, acrescentando que as interrupções comerciais aumentaram sob políticas protecionistas adotadas por Washington.
Donald Trump, presidente dos EUA, fala com repórteres a bordo do Air Force One, avião da Casa Branca, a caminho de Calgary, Canadá. Base aérea Andrews, Maryland, EUA, 16 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2025
Panorama internacional
Trump aumenta em 10% as tarifas sobre produtos do Canadá após romper as negociações comerciais
O entendimento ocorre após a imposição de tarifas pelos EUA durante o governo de Donald Trump, incluindo taxas mais altas sobre produtos canadenses e tarifas amplas sobre aço e alumínio.
Trump também chegou a sugerir, em diversas ocasiões, que o Canadá deveria se tornar o "51º estado" dos Estados Unidos, o que contribuiu para o desgaste das relações bilaterais.
A iniciativa de Ottawa contraria a postura dos EUA em relação à China, que esperam que aliados acompanhem sua linha dura contra Pequim.
Inicialmente, Ottawa havia seguido a linha de Washington, impondo tarifas de 100% sobre carros elétricos chineses. Pequim reagiu com taxas sobre produtos agrícolas e alimentos canadenses. A situação se agravou quando os Estados Unidos passaram a adotar novas restrições econômicas contra o Canadá, o que forçou o governo canadense a reavaliar relação com Pequim.
Carney foi o primeiro-ministro canadense a visitar a China desde 2017, que é o segundo maior parceiro comercial do Canadá, depois dos Estados Unidos.
Carney afirmou que busca entrar em uma "nova era de relações” com a China, e que os dois países assinaram nesta semana uma série de acordos nas áreas de energia, agricultura e saúde animal.
O encontro é o segundo entre os dois líderes, após uma conversa que tiveram à margem da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) na Coreia do Sul, na Coreia do Sul, em outubro passado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала