- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialista revela por que drone russo Lancet é incomparável no combate moderno

© Foto / Kalashnikov MediaDrone kamikaze russo ZALA Lancet do consórcio de armas russo Kalashnikov, Moscou, Rússia
Drone kamikaze russo ZALA Lancet do consórcio de armas russo Kalashnikov, Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2026
Nos siga no
A principal vantagem do drone russo Lancet é sua capacidade de desativar alvos estratégicos caros, como radares, sistemas de artilharia e tanques a um custo extremamente baixo de fabricação do próprio veículo, disse à Sputnik o especialista em segurança do Egito, coronel Hatem Saber.
Na avaliação do especialista militar, nas condições de uma densa rede de defesa aérea do inimigo, drone russo Lancet provou ser um "martelo econômico": sendo barato de produzir, o drone é capaz de destruir equipamentos inimigos caros, o que não é tanto uma revolução tecnológica, mas uma evolução tática.
Como disse o especialista, o segredo de sua eficácia está não apenas na ogiva ou em materiais compostos, mas também na integração profissional com sistemas de inteligência, orientação por inteligência artificial e redes de controle. Sem esse "ecossistema", o drone permanece apenas um "projétil voador", adicionou Saber.
Na opinião do coronel egípcio, os três fatores-chave do sucesso tático do drone kamikaze russo são:
1.
Economia de guerra: o drone oferece alta capacidade de esgotar o inimigo a baixo custo, o que é essencial em conflitos prolongados.
2.
Flexibilidade tática: a capacidade de patrulhar transforma o drone de munição "cega" em um "caçador inteligente". Isso reduz a necessidade de ataques aéreos caros e minimiza os riscos para aeronaves tripuladas.
3.
Capacidade de contornar defesa aérea de curto alcance: o drone explora efetivamente as vulnerabilidades na defesa do inimigo em baixas altitudes.
Ao comentar as previsões de crescimento da demanda global por tais drones em 400%, o especialista egípcio chamou esses números de reais, mas alertou que o crescimento pode ser desigual.
Alguns países investirão no desenvolvimento de sistemas complexos com inteligência artificial e sistemas de guerra eletrônica, enquanto outros países se limitarão a comprar versões baratas do drone.
Drone kamikaze ZALA Lancet durante apresentação anual do cosórcio russo Kalashnikov na capital russa de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2026
Operação militar especial russa
Drones russos Lancet destroem mais de 4 mil unidades de equipamentos militares da Ucrânia
Resumindo, o especialista observou que o drone russo Lancet marca o início de uma era de "guerra barata de ultra-alto impacto", o que obriga os exércitos de todo o mundo a rever completamente suas doutrinas de combate.
Hoje, a principal questão estratégica não é a proliferação em massa de drones kamikaze, mas a posse de tecnologia capaz de neutralizá-los quando se tornarem armas disponíveis publicamente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала