- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula discute processo de paz em Gaza com líder palestino

© Ricardo Stuckert / Presidência da RepúblicaPresidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Nova York, Estados Unidos, 19 de setembro de 2023
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Nova York, Estados Unidos, 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2026
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta quarta-feira (22), por telefone, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, para tratar da situação em Gaza e dos próximos passos após o cessar-fogo.
Segundo informado pelo Itamaraty, Lula expressou sua satisfação quanto ao cessar-fogo e consultou seu homólogo palestino quanto às perspectivas de reconstrução da região. O presidente brasileiro também reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento oficial - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2026
Panorama internacional
Trump reforça convite a Lula para integrar o Conselho da Paz para Gaza: 'Gosto dele'
Além de Abbas, Lula também telefonou para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, com quem discutiu temas da relação bilateral, como cooperação nas áreas de defesa, comércio, saúde, ciência e tecnologia, energia, biocombustíveis, minerais críticos e terras raras, e a possível participação de ambos no Conselho.
Ontem, Lula conversou com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. No telefone, além de temas de cooperação biliteral como a ampliação do comércio entre os países, foi discutido o Conselho da Paz de Trump.
Nem Lula, nem Modi aceitaram ainda o convite. Já Erdogan aceitou.
Hoje Mahmoud Abbas se encontrou em Moscou com o presidente russo, Vladimir Putin, que prometeu doar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,31 bilhões) de seus ativos congelados para a iniciativa. O presidente russo tampouco aceitou ainda o convite de Trump, e disse que vai consultar seus parceiros estratégicos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала