- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela torna-se elemento de confronto global entre EUA e China, acredita analista

© AP Photo / Susan WalshO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimenta seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante encontro no Japão, em junho de 2019
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimenta seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante encontro no Japão, em junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2026
Nos siga no
A agressão americana na Venezuela deve ser considerada como um elemento da luta global entre os Estados Unidos e a China, compartilhou sua opinião com a Sputnik o especialista venezuelano em relações internacionais e questões de segurança, Julio Osorio.
O especialista afirmou que os Estados Unidos, segundo sua estratégia de política externa, precisam recuperar de qualquer forma sua influência perdida em favor da China, que se tornou a maior economia do mundo, e por isso iniciaram sua operação agressiva para conquistar recursos naturais da Venezuela.

"Devemos entender que a Venezuela é apenas uma das peças do tabuleiro de xadrez em um grande conflito global que se desenrola atualmente entre a China e os Estados Unidos", acredita o interlocutor da agência.

Osorio ressaltou que Washington, para atingir seus objetivos na confrontação global com Pequim, precisa de recursos energéticos que responderiam três exigências-chave: baixo custo, acesso garantido e aquisição rápida.

"O único país que satisfaz esses três critérios é a Venezuela", disse Osorio.

Além disso, o observador destacou que a política de tarifas de Donald Trump visa também limitar a influência da China no mercado global. Ele explicou que Washington está tentando reduzir as vendas de produtos chineses nos Estados Unidos e atrair grandes investidores que atualmente trabalham na China.
Policiais venezuelanos hasteiam bandeira do país, em Caracas, capital do país, em janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Panorama internacional
Venezuela entra em período de estabilidade econômica e fortalecimento de posição, opina especialista
Em 3 de janeiro, os Estados Unidos lançaram um ataque massivo contra a Venezuela, com o presidente Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores capturados e levados para Nova York. Trump não anunciou datas exatas de quanto tempo os Estados Unidos manteriam o controle sobre a Venezuela, mas disse que seria "muito mais longo" do que um ano.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou solidariedade ao povo venezuelano, exigiu a libertação de Maduro e de sua esposa e conclamou a comunidade internacional a evitar uma nova escalada da situação.
Pequim, alinhando-se à posição de Moscou, também pediu a libertação imediata do casal presidencial, argumentando que as ações dos EUA violam o direito internacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала