DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Placa dental da Idade do Ferro revela que os citas consumiam leite de égua e animais ruminantes, diz estudo

© Sputnik / Konstantin Mihalchevsky / Acessar o banco de imagensCavalo pasta perto do monumento natural Rocha Branca, na Crimeia, Rússia
Cavalo pasta perto do monumento natural Rocha Branca, na Crimeia, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2026
Nos siga no
Pesquisadores decifraram a dieta de um importante povo nômade na história da Leste Europeu. Analisando o cálculo dentário, eles forneceram a primeira evidência direta de que a dieta dos citas incluía leite de vários ruminantes e também de éguas.
Os citas eram um antigo povo nômade que dominava a estepe pôntico-cáspia do norte do mar Negro até o leste do mar Cáspio entre os séculos VIII e III a.C. Eles deixaram muitas evidências arqueológicas em vários países, inclusive na Rússia e Ucrânia, escreve Phys.org.
Nos últimos anos a pesquisa científica tem mostrado que os citas não eram um grupo uniforme, mas consistiam de uma população diversa, multiétnica e com diferentes origens geográficas.

Uma equipe internacional liderada pela Universidade de Basileia e a Universidade de Zurique descobriu mais pormenores sobre o este povo nômade. No estudo publicado na revista PLOS One, eles fornecem informações detalhadas sobre as dietas de grupos populacionais durante a era cita.

A equipe de pesquisa liderada por Jaruschka Pecnik e pela doutora Shevan Wilkin examinou o cálculo dentário – ou seja, a placa dental mineralizada – de 28 indivíduos encontrados nos locais de Bilsk, na Ucrânia, e Mamai-Gora, situado na região russa de Zaporozhie. O cálculo dentário atua como um arquivo biológico da dieta de um indivíduo, uma vez que retém vestígios minúsculos dos alimentos consumidos.
Desenterram na Sibéria sepultamento de um guerreiro cita com artefatos raríssimos - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2026
Arqueólogos encontram objetos de ouro de antiga cultura nômade no Cazaquistão (FOTOS)

Usando a análise paleoproteômica, um método que identifica proteínas preservadas, os pesquisadores foram capazes de determinar, pela primeira vez, os produtos lácteos de que animais as comunidades citas realmente consumiam e de qual espécie derivavam.

Foram encontradas em seis indivíduos proteínas que indicam o consumo de leite e produtos lácteos processados provenientes de ruminantes como bovinos, ovinos e caprinos. Em um caso, eles também conseguiram detectar leite de égua. O consumo de leite de égua pelos citas tinha sido previamente suspeitado principalmente dos textos históricos, mas não tinha sido provado diretamente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала