- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula escolhe sucessor para assumir articulação política do governo após saída de Gleisi, diz mídia

© Marcelo Camargo/Agência BrasilEntão secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, durante a encontro da Frente Nacional de Prefeitos em Brasília. 13 de março de 2023
Então secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, durante a encontro da Frente Nacional de Prefeitos em Brasília. 13 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2026
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Olavo Noleto para comandar a articulação política do governo a partir de abril, quando a ministra Gleisi Hoffmann vai deixar o cargo na Secretaria de Relações Institucionais. Na última semana, a petista aceitou o convite de Lula para disputar uma vaga ao Senado pelo Paraná.
A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e pelo portal CNN. Atualmente secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão, Noleto já figurava entre os principais cotados para a sucessão.
Olavo foi secretário-executivo de Alexandre Padilha no período em que o atual ministro da Saúde chefiava a pasta responsável pela interlocução do governo com o Congresso. Mesmo após a saída de Padilha, Noleto permaneceu na estrutura e, posteriormente, foi convidado por Gleisi para assumir o comando do Conselhão.
Com passagens pela área de articulação política nos dois primeiros governos Lula e na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, Noleto acumulou apoio interno nos últimos dias.
Plenário do Senado Federal durante sessão especial em Brasília. 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2026
Notícias do Brasil
Disputa pelo Senado em 2026 esquenta com ministros em campo e fundo eleitoral em jogo
Na última semana, Gleisi revelou que deixará o ministério para se candidatar ao Senado pelo Paraná nas eleições deste ano. A decisão de Gleisi foi confirmada após uma reunião com Lula e com o presidente do PT, Edinho Silva.
Em pesquisas de intenção de voto, a atual ministra está em segundo lugar na corrida pelo Senado no Paraná, atrás apenas do atual governador do estado, Ratinho Jr. (PSD). A petista está numericamente empatada com a apresentadora Cristina Graeml (União), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) e o deputado federal Filipe Barros (PL).
Há um entendimento na cúpula do PT de que esta é uma boa oportunidade para Gleisi, já que cada unidade federativa elegerá dois candidatos ao Senado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала