- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Quantidade de desinformação vai aumentar com chegada das eleições, alerta presidente do TSE

© Foto / Fernando Frazão / Agência BrasilCármen Lúcia fala sobre seu novo livro, Direito de para Todos, na gravação do programa Trilha de Letras, da TV Brasil, no Rio de Janeiro. Brasil, 2 de setembro de 2024
Cármen Lúcia fala sobre seu novo livro, Direito de para Todos, na gravação do programa Trilha de Letras, da TV Brasil, no Rio de Janeiro. Brasil, 2 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Nos siga no
Com a aproximação das eleições de 2026, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, alertou nesta terça-feira (27) sobre a maior divulgação de conteúdos falsos sobre o pleito. Para a magistrada, a desinformação busca enfraquecer a confiança nas instituições e influenciar diretamente a escolha do eleitor.
Durante a abertura do Seminário da Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação em Brasília, a presidente do TSE avaliou que o uso indevido de tecnologias digitais cria condições para distorcer o debate público.
Segundo ela, quando essas ferramentas são empregadas para espalhar informações falsas, o objetivo deixa de ser comunicação e passa a ser a manipulação do voto, com impacto direto sobre a legitimidade das eleições.
A ministra afirmou ainda que a indução à dúvida e à confusão informativa não é um efeito colateral, mas uma estratégia. Na avaliação da presidente do TSE, esse cenário compromete a autonomia do eleitor e corrói a base democrática do processo, ao substituir o convencimento legítimo pela pressão indireta e pela desinformação.
Responsável pela organização das eleições em 2026, o TSE informou que mantém em andamento consultas públicas sobre normas eleitorais, incluindo regras para o enfrentamento da desinformação e diretrizes para o uso de inteligência artificial em campanhas. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала