- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Trabalhadores da Avibras pedem a Alckmin intervenção do governo após mais de 3 anos de crise

© Sputnik Brasil / Guilherme CorreiaFuncionários da Avibras discutem a situação da empresa durante audiência pública em São Paulo, 29 de agosto de 2025
Funcionários da Avibras discutem a situação da empresa durante audiência pública em São Paulo, 29 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Nos siga no
Uma das principais referências da indústria de defesa do Brasil, a Avibras enfrenta uma grave crise financeira que se agravou a partir de 2022. Há pelo menos 34 meses, os mais de 900 funcionários convivem com atrasos de salários, verbas rescisórias e outros direitos trabalhistas.
Em meio às discussões sobre a retomada das atividades da empresa, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região se encontram com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). A reunião acontece na sede da pasta, em Brasília.
Conforme o sindicato, o objetivo é pressionar o governo federal a intervir na situação da empresa, até então considerada a maior do setor bélico do país. Entre as sugestões, está a aquisição de produtos produzidos pela Avibras para o Exército — entre eles, estão sistemas de artilharia, veículos blindados, mísseis, foguetes e veículos aéreos não tripulados (VANTs).

"O investimento do governo federal é uma questão de fundamental importância para o retorno das atividades da Avibras", ressaltou o presidente da entidade, Weller Gonçalves.

Crise na Avibras - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2025
Notícias do Brasil
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil

Salários e verbas rescisórias atrasadas há 34 meses

Com o agravamento da crise financeira da empresa, o pagamento de salários e verbas rescisórias dos até então 900 funcionários estão em atraso há 34 meses. Diante do passivo trabalhista, o sindicato voltou a tentar negociar com a empresa o pagamento dos valores na última semana e vai se reunir com a direção da Avibras na próxima quarta (28).
De acordo com a entidade, a administração informou que há a intenção de retomar as atividades inicialmente com 210 trabalhadores e, até a metade de 2026, o número poderia chegar a 450.
"O Sindicato espera que, desta vez, o governo confirme os investimentos necessários para a volta da Avibras, pois já se passaram três anos e nada de concreto foi feito", finalizou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала