- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Acordo Mercosul-UE terá tramitação rápida e PEC da Segurança fica para depois do Carnaval, diz Motta

© Foto / Kayo Magalhães / Câmara dos DeputadosO presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante sessão plenária, em dezembro de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante sessão plenária, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Nos siga no
Plano debatido com Colégio de Líderes e anunciado por Motta em suas redes sociais.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a análise do acordo entre o Mercosul e a União Europeia deve avançar rapidamente na Câmara, assim que o texto for encaminhado pelo Executivo. O termo ainda precisará ser ratificado pelo Senado.
Reunião de coordenação sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2026
Panorama internacional
Quais são os caminhos do Mercosul para pressionar a União Europeia após um novo impasse?
Segundo Motta, além do acordo de livre comércio entre os dois blocos, estarão na prioridade da Cãmara a votação do Gás do Povo e o projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano.
PEC da Segurança Pública, tema de interesse do governo federal, será debatida nas próximas semanas, mas a votação ficará apenas para depois do Carnaval.
O texto da PEC ainda precisa ser analisado pela comissão especial da Câmara. O relator da proposta, o deputado Mendonça Filho (União-PE), deve se reunir com as diferentes bancadas nas próximas duas semanas. Após isso, a PEC será votada na comissão especial e enviada para o Plenário.
Segundo Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais, o texto do acordo Mercosul-UE será enviado ao Legislativo nos próximos dias. Outro tema que a petista espera ser prioridade neste primeiro semestre é a redução da escala de trabalho, de 6x1 para 5x2.

"Não está descartada a possibilidade de o governo mandar um projeto [contra a escala 6x1] para agregar todos os que estão no Congresso, é uma prioridade nossa. [...] Para mim, o fim da escala 6x1 se assemelha à isenção do imposto de renda até R$ 5 mil. Todo o mundo achava impossível aprovar essa isenção e aprovamos por unanimidade nas duas casas do Congresso", afirmou em conversa com a imprensa.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала