- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA aliviam algumas sanções ao petróleo da Venezuela para beneficiar empresas americanas

© AP Photo / Matias DelacroixA refinaria de petróleo Cardón opera em Punta Cardón, Venezuela, 14 de janeiro de 2026
A refinaria de petróleo Cardón opera em Punta Cardón, Venezuela, 14 de janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Nos siga no
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu uma licença geral permitindo operações "normalmente relacionadas" à produção, venda e transporte de petróleo venezuelano por entidades estabelecidas nos EUA, após a mudança de poder em Caracas.
Conforme o órgão norte-americano, foram autorizadas transações envolvendo o governo da Venezuela e a estatal petrolífera PDVSA que sejam "normalmente relacionadas e necessárias à extração, exportação, reexportação, venda, revenda, fornecimento, armazenamento, comercialização, compra, entrega ou transporte de petróleo de origem venezuelana, incluindo o refino desse petróleo, por uma entidade americana estabelecida".
Segundo informações da Reuters, a decisão de emitir uma licença ampla e geral representa uma mudança significativa em relação à estratégia anterior de conceder isenções individuais às sanções para empresas que desejam fazer negócios no país.

Apesar das mudanças na política de sanções, algumas proibições importantes permanecem, como a não autorização de pagamento em ouro, moedas digitais ou swaps de dívida; transações com entidades da Rússia, do Irã, da Coreia do Norte ou de Cuba; e o uso de navios petroleiros sancionados para transporte de óleo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento na Casa Branca, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Panorama internacional
Estados Unidos vão impor tarifas a países que exportam petróleo para Cuba
Os produtores de petróleo Chevron, Repsol e ENI, a refinaria Reliance Industries e alguns prestadores de serviços petrolíferos dos EUA buscaram licenças nas últimas semanas para expandir a produção ou as exportações do membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). As empresas são parceiras e clientes da PDVSA.
O grande número de pedidos individuais ao governo dos EUA atrasou o progresso dos planos para expandir as exportações e impulsionar rapidamente os investimentos na Venezuela, disseram duas fontes esta semana à Reuters.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала