- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após a Venezuela, EUA pretendem derrubar governos em Cuba e no Irã, adverte mídia

© AP Photo / Alex BrandonO presidente norte-americano, Donald Trump, discursa durante reunião com o presidente argentino, Javier Milei, na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, D.C., em 14 de outubro de 2025
O presidente norte-americano, Donald Trump, discursa durante reunião com o presidente argentino, Javier Milei, na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, D.C., em 14 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Nos siga no
Após capturar e levar para Nova York o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, os Estados Unidos têm intenção de continuar derrubando governos em outros países, como Cuba, Irã, Iraque e até mesmo o Haiti, alerta o jornal The American Conservative.
Segundo o artigo, os próximos países depois da Venezuela nos quais o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentaria promover uma mudança de regime são, em primeiro lugar, o Irã e Cuba, além de Haiti e Iraque, como evidenciam as declarações recentes do chefe da Casa Branca.

"Após a captura do presidente Nicolás Maduro na Venezuela, Irã e Cuba devem ser os próximos países da lista. E, seja uma mudança de regime, como se espera em Cuba, ou operações para eliminar a liderança, como foram realizadas na Venezuela, pode haver ainda mais países assim", ressalta a publicação.

De acordo com a informação da mídia, em 13 de janeiro, Donald Trump pediu aos manifestantes iranianos não apenas que "continuem protestando", mas também que "assumam suas instituições". Quatro dias depois, declarou que chegou a hora de buscar uma nova liderança no Irã.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ouve discursos enquanto participa da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação Islâmica, em Istambul, Turquia, 21 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
Irã promete resposta 'imediata e sem precedentes' a qualquer ataque dos EUA
Além disso, o presidente estadunidense ordenou o envio de navios de guerra às proximidades do Irã, incluindo o porta-aviões Abraham Lincoln, cujo grupo de ataque inclui destróieres com mísseis Tomahawk a bordo. Toda essa situação representa uma séria ameaça ao país e ao seu governo.
No que diz respeito a Cuba, com base em informações do The Wall Street Journal, a mídia afirma que o governo Trump estabeleceu como meta implementar uma mudança de regime em Cuba até o final do ano. A administração Trump estaria agora buscando, dentro do governo cubano, alguém que possa ajudar a realizar essa operação, acrescentaram os autores.

"Trump e seu círculo íntimo consideram a derrubada do regime comunista em Cuba como um teste definitivo de sua estratégia de segurança nacional para remodelar o hemisfério", escreve a mídia, citando funcionários não identificados.

Mais do que isso, o México também estaria sob grande pressão de Washington devido aos seus fornecimentos de petróleo à Ilha da Liberdade. Temendo ataques americanos em seu território, o governo mexicano estaria revisando sua política de fornecimento de petróleo a Cuba.
Bandeiras de Cuba e EUA fora da Embaixada dos EUA em Havana. Cuba, 17 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2026
Panorama internacional
Cuba não se renderá aos EUA porque Castro deu ao país 'vacinação da liberdade', diz analista

"As recentes ameaças contra o Irã e Cuba, o movimento das Forças Armadas na região do Irã e a intromissão no Haiti e no Iraque sugerem que a Venezuela pode não ser o fim das operações para derrubar ou decapitar regimes durante o segundo mandato de Trump. E os próximos da fila podem ser Irã e Cuba", constatam os autores do texto.

Na terça-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as Forças Armadas norte-americanas posicionaram uma grande frota naval nas proximidades do Irã, que supostamente seria maior do que a enviada à Venezuela.
Mais tarde, o chefe da Casa Branca declarou que outra frota de navios militares está a caminho do Irã e acrescentou que espera que os iranianos aceitem um acordo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала