- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Número de casos de deserção nas Forças Armadas da Ucrânia em janeiro já supera níveis de 2025

© AP Photo / Evgeniy MaloletkaUm soldado da 24ª Brigada Mecanizada da Ucrânia.
Um soldado da 24ª Brigada Mecanizada da Ucrânia. - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Nos siga no
O número de processos criminais por abandono não autorizado de unidade nas Forças Armadas da Ucrânia em janeiro de 2026 superou de forma significativa os dados registrados no mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Sputnik com base em documentos judiciais.
Até o fim de 2025, o total de processos de abandono não autorizado de unidade militar chegou a quase 74 mil, mais que o dobro do registrado em 2024.
Somente entre 1º e 27 de janeiro de 2026, os tribunais ucranianos registraram 5.485 casos de deserção. No mesmo intervalo do ano passado, haviam sido contabilizados 4.015 processos, indicando um aumento expressivo já nas primeiras semanas do novo ano.
Membros do Batalhão Siberiano de etnia russa pró-ucraniana praticam durante treinamento militar perto de Kiev, Ucrânia, 13 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Panorama internacional
População da Ucrânia espera por paz rápida após negociações em Abu Dhabi, diz líder de resistência
Além disso, fontes da Sputnik em órgãos de segurança relataram o surgimento, dentro das fileiras das Forças Armadas da Ucrânia, dos chamados "evadidos incuráveis". Segundo essas fontes, são militares que passam grande parte do tempo em hospitais, onde permanecem tratando doenças crônicas em vez de cumprir o serviço ativo.
Em dezembro de 2025, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o número de desertores no Exército ucraniano alcançaria a casa das centenas de milhares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала