Hungria não toma partido sobre conflito na Ucrânia e prioriza seus próprios interesses, diz Orbán
14:18 31.01.2026 (atualizado: 14:57 31.01.2026)

© AP Photo / Denes Erdos
Nos siga no
A Hungria não toma partido no conflito na Ucrânia e prefere defender apenas seus próprios interesses, afirmou neste sábado (31) o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
"De que lado a Hungria está, da Ucrânia ou da Rússia? Por que eu deveria estar de um lado ou de outro? Eu estou do lado da Hungria", disse Orbán durante um evento na cidade de Hatvan.
Segundo o primeiro-ministro, a Hungria não é obrigada a definir sua posição a partir de "alguém de fora" e deve defender seus interesses nacionais.
"Cooperamos com aqueles com quem conseguimos defender melhor nossos interesses. Vamos comprar gás e petróleo da Rússia. Depois que a guerra terminar, precisaremos construir boas relações de vizinhança com os ucranianos. Há espaço para tudo", acrescentou.
No início de janeiro, Orbán afirmou que a Hungria não permitirá mais ser arrastada para conflitos em nome dos interesses de terceiros, como ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando o país participou do conflito ao lado da Alemanha nazista.



