Mídia explica por que drones de fibra óptica usados na Ucrânia são o próximo grande desafio para militares
11:01 31.01.2026 (atualizado: 11:02 31.01.2026)

© Stanislav Krasilnikov
Nos siga no
Na linha de batalha na Ucrânia, nos últimos dois anos, surgiram drones de fibra óptica, que representam uma nova classe de veículos aéreos não tripulados com controle por fio. Agora, militares dos Estados Unidos estão aprendendo a se defender desse tipo de armamento, escreve a Forbes.
"Os drones de fibra óptica apresentam várias ameaças ao mesmo tempo. Eles podem realizar vigilância a longas distâncias sem interferência, e na maioria das vezes só são destruídos quando já obtiveram vantagens claras, obrigando os soldados a reagir de maneira puramente defensiva", afirma a publicação.
Ao mesmo tempo, um estudo dedicado aos drones de fibra óptica aponta que as possibilidades de interceptação bem-sucedida desses dispositivos são, atualmente, "na melhor das hipóteses, limitadas".
Anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia informou que alguns modelos de drones FPV com controle por fio estão equipados com bobinas de filamento de fibra óptica, o que garante um alcance de até 20 quilômetros. Destaca-se que esses drones são praticamente invulneráveis aos meios de guerra rádio-eletrônica do adversário.
Também foi informado que os destroços de drones controlados por cabos de fibra óptica estão criando riscos adicionais para os militares ucranianos no campo de batalha. A grande quantidade de fios espalhados pelas zonas de combate dificulta a movimentação das tropas, que muitas vezes não conseguem distinguir entre um cabo inofensivo e uma possível mina.



