- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Nenhuma autoridade está acima da lei', diz Lula em discurso no STF

© Marcelo Camargo/Agência BrasilO presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do Ano Judiciário de 2026 do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do Ano Judiciário de 2026 do Supremo Tribunal Federal (STF). - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2026
Nos siga no
Presidente do Brasil fez discurso na cerimônia de abertura do ano Judiciário, afirmando que o país saiu mais forte após julgamentos da trama golpista e que fake news e o uso criminoso de inteligências artificiais são perigo para eleições de 2026.
Durante a cerimônia de abertura do ano Judiciário nesta segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em discurso que o Brasil saiu mais forte após os julgamentos dos envolvidos no 8 de Janeiro e reforçou que qualquer nova tentativa de golpe enfrentará resposta dura das instituições.
"A Ação Penal 2.668 representa um marco institucional histórico", disse Lula. "Aqueles que atentaram contra a democracia tiveram julgamento justo, acesso a todas as provas e amplo direito de defesa – o que só é possível em uma democracia"
Lula ainda destacou que "a condenação dos golpistas deixou uma mensagem clara: os responsáveis por qualquer futura tentativa de ruptura democrática serão punidos com o rigor da lei" e completou dizendo que a democracia não é algo pronto ou garantido. Ela precisa ser construída todos os dias, com compromisso, coragem e instituições fortes o suficiente para impedir que traidores da pátria voltem a ameaçar o país.
Além disso, Lula apontou as fake news e o uso criminoso de inteligência artificial como um dos maiores perigos para as eleições de 2026. Segundo ele, a democracia brasileira precisa se proteger da manipulação digital.
"Democracias ao redor do mundo enfrentam frequentes tentativas de manipulação da opinião pública, com o uso de novas tecnologias. E uma mentira repetida mil vezes tem o poder de influir em resultados eleitorais. A pirataria eleitoral é um fenômeno mundial, e o Brasil precisa estar preparado", disse Lula.
O presidente citou em seu discurso a operação Carbono Oculto, operação que mirou a conexão do PCC com fintechs para lavagem de dinheiro em agosto de 2025. Lula disse que órgãos do governo tem avançado no combate contra o crime organizado, alcançando os "magnatas do crime" que atuam no "andar de cima".

"Magnatas do crime, que vivem no andar de cima, que não estão nas comunidades, e sim em alguns dos endereços mais nobres no Brasil e no exterior. Todos pagarão pelos crimes que cometeram"

Segundo Lula, a Polícia Federal e a Receita Federal estão aprofundando as apurações. A promessa é de punição sem distinção para os poderosos do crime organizado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала