- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Uma grande honra': Donald Trump elogia Petro em dedicatória após encontro na Casa Branca

© Divulgação/redes sociais / Acessar o banco de imagensTrump e Petro se encontraram na Casa Branca para discutir relações entre Colômbia e Estados Unidos
Trump e Petro se encontraram na Casa Branca para discutir relações entre Colômbia e Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2026
Nos siga no
O presidente colombiano, Gustavo Petro, agradeceu ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, pelos presentes dados a ele após o encontro entre os líderes na Casa Branca nesta terça-feira (3).
Entre as lembranças dadas por Trump, está uma fotografia deles e o seu best-seller "Trump: The Art of The Deal" (Trump: A Arte da Negociação, em tradução livre). O líder estadunidense ainda escreveu uma dedicatória a Petro, dizendo que ele é "ótimo" e quem foi "uma grande honra" encontra-lo.
O líder colombiano também levou presentes para Trump e para a primeira-dama Melania Trump, incluindo uma cesta indígena Wounaan, da região do Chocó, e um vestido artesanal confeccionado por indígenas de Nariño.
A reunião, que durou cerca de duas horas, teve como foco a cooperação em segurança regional e o combate ao narcotráfico. O encontro ocorreu após Trump afirmar que Petro passou a demonstrar maior disposição para colaborar com Washington no enfrentamento ao tráfico de drogas.
"De alguma forma, depois da incursão na Venezuela, ele ficou muito mais amistoso", disse Trump a jornalistas antes da visita. "Mudou bastante a atitude".
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, à esquerda, aperta a mão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enquanto posam para fotógrafos, no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, 7 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2025
Panorama internacional
EUA e a 'guerra às drogas': estratégia de interferência na soberania de Colômbia e Venezuela?
Apesar do tom conciliatório adotado pelo presidente norte-americano, a relação entre os dois líderes segue marcada por fortes tensões. Nos últimos dias, Petro voltou a atacar Trump, chamando-o de "cúmplice de genocídio" na Faixa de Gaza e criticando o sequestro do presidente Nicolás Maduro.
Ao mesmo tempo, o governo colombiano sinalizou gestos de aproximação com Washington, ao retomar formalmente as deportações de colombianos e extraditar aos EUA Andrés Marín Silva, acusado de crimes ligados ao narcotráfico.
Petro esteve acompanhado da chanceler Rosa Yolanda Villavicencio, do ministro da Defesa Pedro Arnulfo Sánchez Suárez e do embaixador Daniel García-Peña. Já Trump contou com a presença do vice-presidente JD Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e do senador republicano Bernie Moreno, de Ohio, nascido na Colômbia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала