- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA vão ampliar 'muro aquático' na fronteira com México

© Foto / Chandan KhannaUma barreira flutuante é implantada no meio do Rio Grande que faz a fronteira EUA-México em Eagle Pass, Texas, 23 de dezembro de 2023
Uma barreira flutuante é implantada no meio do Rio Grande que faz a fronteira EUA-México em Eagle Pass, Texas, 23 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2026
Nos siga no
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (4) que vai ampliar barreiras em rios que fazem fronteira com o México, com o objetivo de continuar reduzindo o número de migrantes irregulares que chegam ao país.
O anúncio ocorre depois que a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, visitou Eagle Pass, no Texas, para verificar ações para deter a entrada de imigrantes ilegais, principalmente na região fronteiriça de Piedras Negras, no estado de Coahuila, no norte do México.
Até o momento, cerca de 48 quilômetros de barreiras — compostas por boias com arames farpados e detectores de movimento — já foram instalados ao longo do Rio Bravo. A meta para 2029 é que a rede se estenda por mais de 3.218 quilômetros.
Em outubro de 2025, o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) informou ter assinado dez novos contratos de construção, no valor de US$ 4,5 bilhões (R$ 28,2 bilhões), para concretizar o muro aquático.
Imigrantes são levados sob custódia por autoridades em Eagle Pass, na fronteira entre o Texas e o México, EUA, 3 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2026
Panorama internacional
Como a maior saída de imigrantes em décadas impactará a economia dos Estados Unidos
Esses acordos fazem parte da Operação Muro do Rio que, segundo as autoridades estadunidenses, ajudará a conter a migração irregular e o tráfico de drogas na fronteira sul.
Segundo dados do Instituto Nacional de Migração do México, durante a última década (2015–2025), foram registrados um total de 126.392 eventos de devolução de meninas, meninos e adolescentes conacionais não acompanhados a partir dos Estados Unidos.
No período mais recente, entre janeiro e novembro de 2025, foram documentados 7.463 menores deportados, uma média diária de 33 devoluções. Desse grupo, 68,65% (aproximadamente sete em cada dez) realizava o trajeto sem a companhia de um tutor ou familiar adulto.
Quanto aos pontos de recepção em 2025, Tamaulipas liderou a lista entre os estados mexicanos, com 2.388 menores recebidos, seguido por Chihuahua, com 1.417; Baixa Califórnia, com 1.146; e Sonora, com 1.080.
Durante o primeiro ano da segunda administração de Donald Trump, os EUA registraram a maior saída líquida de migrantes das últimas cinco décadas, segundo um relatório da Brookings Institution que aponta implicações importantes para a macroeconomia estadunidense.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала