- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Novo Iraque': possível invasão ao Irã custará muito para EUA e Israel, alerta mídia

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensA bandeira nacional iraniana hasteada à meio mastro na Embaixada do Irã em Moscou, Rússia, depois que um helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian e seus companheiros caiu no noroeste do Irã, 20 de maio de 2024
A bandeira nacional iraniana hasteada à meio mastro na Embaixada do Irã em Moscou, Rússia, depois que um helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian e seus companheiros caiu no noroeste do Irã, 20 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Nos siga no
Apesar do poder militar combinado dos EUA e de Israel, o Irã continua sendo um alvo extremamente difícil de conquistar, escreve o portal EurAsian Times.
O portal destaca que invadir o Irã arriscade se transformar em outro atoleiro caro para os EUA, semelhante à guerra no Iraque.

"O maior arsenal militar do Irã está em sua capacidade de produção de mísseis e drones. O país possui um arsenal formidável de mísseis balísticos e hipersônicos, além de drones letais de longo alcance. [...] Com isso, o país poderia atingir bases militares dos EUA na região", ressalta a publicação.

Ao mesmo tempo, é apontado que alguns drones e sistemas de mísseis do Irã podem alcançar Israel e partes do Sudeste Europeu.
Soldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Teste de Mísseis White Sands, nos EUA, em 14 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Panorama internacional
EUA posicionam mísseis em plataformas móveis no Catar em meio a tensões com o Irã
Segundo o texto, o arsenal de mísseis balísticos do Irã é estimado entre 2.500 e 3.000 unidades, e Teerã está fabricando centenas a mais a cada mês. Nesse contexto, o material sublinha que o Irã também atualizou seus mísseis desde o conflito com Israel de junho de 2025.

"Entre os mísseis que representam uma ameaça estão a série Shahab, incluindo o Shahab-3 e o Kheibar Shekan, com alcance de cerca de 2 mil quilômetros e ogivas que pesam entre 700 e 1.000 quilos de explosivos", especifica o portal.

Além disso, o artigo elabora que o Irã também possui uma Marinha muito competente, com 27 submarinos e diferentes navios de guerra, o que lhe permitiria dominar pontos estratégicos cruciais no mar Vermelho e no estreito de Ormuz.
Trump não optará por invasão de grande escala no Irã, prognostica analista - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2026
Panorama internacional
Trump não optará por invasão de grande escala no Irã, prognostica analista
Portanto, a matéria conclui que esses fatores comprovam que o Irã poderia causar enormes danos aos Estados Unidos e a Israel.
Anteriormente, o conselheiro do líder supremo do Irã para os assuntos políticos, Ali Shamkhani, confirmou que, no caso de um ataque dos EUA, a República Islâmica tomará medidas contra Israel.
Segundo ele, para o Irã, Israel e os EUA não são "dois elementos diferentes", mas "a mesma coisa". Shamkhani acredita que, se os EUA atacarem, Israel também estará envolvido. Em relação à escala da resposta, o conselheiro indicou que o Irã responderia "da mesma forma".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала