- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN está em pânico com 'controle mental' por IA, após décadas de uso como arma

© Foto / geraltInteligência artificial (imagem de referência)
Inteligência artificial (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2026
Nos siga no
A OTAN teme que adversários usem inteligência artificial para testar técnicas de manipulação sobre populações, aponta relatório analisado pela Sputnik. O documento alerta para um ambiente informacional dominado por sistemas autônomos e defende que os membros da aliança aprofundem o entendimento sobre os avanços em IA.
Os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão preocupados com a possibilidade de adversários utilizarem inteligência artificial (IA) para influenciar suas populações, testando técnicas de manipulação por meio de modelagem de IA, revelou a Sputnik nesta quinta-feira (12), após analisar um relatório do Centro de Excelência em Comunicações Estratégicas da aliança.

"Os adversários, por sua vez, poderiam usar réplicas digitais de populações para testar se seu conteúdo otimizado algoritmicamente para influenciar o público humano, uma vez que os sistemas de filtragem e curadoria tenham sido manipulados com sucesso para se conectar a eles", afirma o documento.

O relatório não especifica quais adversários os países da OTAN acreditam que poderiam empregar tais táticas.
Vendedores de robôs habilitados para IA aguardam clientes na 137ª Feira de Cantão em Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, 16 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2026
Panorama internacional
Inteligência Artificial é vista como um avanço na superioridade militar, diz general russo

"O futuro ambiente de informação será moldado por sistemas autônomos que operam além da supervisão humana direta, levando à automação completa das operações de informação em partes do sistema. Sistemas de IA com agentes interagirão constantemente em grande escala, filtrando, selecionando e escolhendo que tipo de informação atrai a atenção humana", diz o relatório.

Em meio à intensificação da competição com a China em IA, os autores apelaram aos membros da aliança para que aprofundem sua compreensão da cultura chinesa.
No início de fevereiro, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que a União Europeia (UE) está ficando para trás em relação à China e aos Estados Unidos em diversas áreas, incluindo IA e tecnologias quânticas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала