- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Macron quer estabelecer canal de comunicação direto com a Rússia

© Sputnik / Irina KalashnikovaO presidente francês, Emmanuel Macron
O presidente francês, Emmanuel Macron - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2026
Nos siga no
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou nesta sexta-feira (13) que deseja criar um canal de comunicação direto com a Rússia, sob o argumento que a paz na Ucrânia é impossível sem a contribuição da União Europeia (UE).
"Não há paz sem os europeus... Vocês podem negociar sem os europeus, se preferirem, mas isso não trará a paz à mesa de negociações. É por essa mesma razão que decidi estabelecer um canal de comunicação direto com a Rússia, com total transparência para a Ucrânia, nossos parceiros europeus e nossos aliados americanos", disse ele na Conferência de Segurança de Munique.
O presidente francês pediu aos parceiros europeus que negociem uma nova arquitetura de segurança europeia, pois "a geografia europeia não mudará". Macron acrescentou que a UE buscou evitar a escalada do conflito com a Rússia e, portanto, não enviou tropas para a Ucrânia, acrescentando que a Europa ainda se mantém fiel a esse princípio.
Emmanuel Macron discursa durante a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos. Suíça, 20 de janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Panorama internacional
'Jogo da tampinha': Zakharova comenta declarações de Macron sobre retomada do diálogo russo-francês
Kirill Dmitriev, que lidera a delegação da Rússia nas negociações com os EUA, comentou o discurso de Macron sobre a criação de um canal de comunicação com a Rússia, dizendo que "a Europa está começando a mudar sua abordagem, temendo a cooperação entre Rússia e EUA".
Macron, o presidente finlandês Alexander Stubb e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni defenderam, em diferentes graus, a retomada do diálogo entre a Europa e a Rússia. Em 30 de janeiro, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia jamais abandonaria as tentativas de negociação, mas alertou que provavelmente seria impossível chegar a um consenso com os atuais líderes europeus.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала