- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Proposta de Macron de convidar a Rússia para a reunião do G7 tem a ver com Trump, diz especialista

© AP Photo / Markus SchreiberEmmanuel Macron discursa durante a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos. Suíça, 20 de janeiro de 2026
Emmanuel Macron discursa durante a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos. Suíça, 20 de janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2026
Nos siga no
O presidente francês, Emmanuel Macron, propôs ao seu homólogo estadunidense, Donald Trump, realizar uma reunião do G7 na próxima quinta-feira (22), em Paris, com a participação da Rússia.
A iniciativa do presidente francês de convidar representantes russos para uma reunião do G7 em Paris não tem nada a ver com a Rússia, mas sim com uma tentativa de restaurar a relevância da Europa em um Ocidente fragmentado e de agradar o presidente dos EUA, afirma à Sputnik Dmitry Suslov, vice-diretor do Conselho Russo de Política Externa e de Defesa.
"A proposta de Macron persegue dois objetivos: primeiro, superar o crescente isolamento da França e da Europa como um todo, inclusive na questão ucraniana, visto que os EUA não as consultam suficientemente e continuam a trabalhar na questão por meio de relações bilaterais com a Rússia", explicou Suslov.
Um trabalhador ajusta as bandeiras dos EUA e da UE antes da chegada do chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, e do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, durante a reunião ministerial do Conselho de Energia UE-EUA no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2026
Panorama internacional
Mídia: UE prepara retaliação após ameaças de Trump e crise sobre controle da Groenlândia
Segundo ele, o gesto de Macron visa superar a crescente marginalização da Europa na tomada de decisões sobre questões internacionais importantes, tanto no que diz respeito ao conflito ucraniano quanto à questão da Groenlândia.
"Em segundo lugar, Macron está tentando arrastar Trump de volta para o tipo de fórum pan-ocidental que o G7 deveria representar, para restaurar um bloco ocidental que leve em consideração a opinião da Europa, que o líder americano está ativamente desrespeitando."
O objetivo de Macron, avalia Suslov, é usar as negociações para alinhar Trump com as posições do grupo europeu beligerante em relação ao conflito ucraniano e, efetivamente, impedir que Trump seja Trump.
Segundo Suslov, no diz respeito à Rússia, isso não é um reconhecimento do papel crescente do BRICS "nem um desejo genuíno da parte de Macron de contribuir para a resolução das crises na Ucrânia e na Groenlândia, muito pelo contrário".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала