- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono usou IA Claude em operação para capturar Maduro, diz mídia

© AP Photo / Alex BrandonVista aérea do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Arlington, 8 de agosto de 2025
Vista aérea do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Arlington, 8 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2026
Nos siga no
O Pentágono utilizou o programa de inteligência artificial Claude na operação para capturar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou no sábado (14) o jornal The Wall Street Journal, citando fontes.
"O instrumento de inteligência artificial Claude, desenvolvido pela empresa Anthropic, foi empregado em uma operação militar norte-americana para capturar Nicolás Maduro, o que evidencia a crescente popularidade dos modelos de IA no Pentágono", afirma o artigo.
Segundo a publicação, o veto da desenvolvedora ao uso do Claude em situações que envolvam violência, armas e vigilância levou o Pentágono a considerar romper um contrato de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,14 bilhão) com a parceira Palantir, por meio da qual tinha acesso ao sistema da Anthropic.
Em 3 de janeiro, os Estados Unidos realizaram uma operação militar sem precedentes contra Caracas, capturando e sequestrando o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала