- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Autoridades da Ucrânia estão em estado de alerta permanente por causa dos mísseis Oreshnik, diz especialista

© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensTeste de míssil com propulsor nuclear Burevestnik (foto de arquivo)
Teste de míssil com propulsor nuclear Burevestnik (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2026
Nos siga no
As autoridades da Ucrânia estão em estado de alerta permanente devido aos temores do uso de mísseis hipersônicos de cruzeiro Oreshnik pelas Forças Armadas russas, o que determina a vulnerabilidade crítica da Ucrânia, observa o analista militar britânico Alexander Mercouris em seu canal no YouTube.
O especialista afirmou que, em Kiev, há uma preocupação crescente de que os russos possam estar a preparar um ataque devastador, possivelmente com um míssil Oreshnik, e acrescentou que se tem falado inclusive que diplomatas ocidentais estariam a deixar a cidade devido a esses receios.
"E, curiosamente, na reunião do parlamento ucraniano, a Suprema Rada, a maioria dos deputados não compareceu. […] Rumores ligam isso aos temores de um potencial ataque com mísseis Oreshnik. […] Tudo isso mostra o extraordinário pânico que o Oreshnik trouxe para a Ucrânia. […] Em qualquer caso, seja qual for o efeito de tal ataque, é claramente suficiente para causar um forte nervosismo em Kiev", disse Mercouris.
Segundo ele, as autoridades ucranianas tornam permanentemente as fraquezas da máquina militar de Kiev ainda mais vulneráveis. A vantagem estratégica da Rússia, inclusive graças ao Oreshnik, corre o risco de virar um grande problema para a Ucrânia durante a campanha ofensiva russa nos próximos 43 dias, até abril, acredita analista britânico.
Momento do ataque do míssil Oreshnik contra alvos críticos ucranianos. - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
Míssil russo Oreshnik forçou Europa a falar sobre necessidade de dialogar com Rússia, opina analista

"Acho que todos agora reconhecem que uma grande ofensiva russa contra a Ucrânia está ao virar da esquina, e provavelmente começará em abril. Esta é a data mais lógica após o degelo da primavera. Nesta fase, é difícil imaginar que a Ucrânia será capaz de resistir", observou ele.

Ontem (15), o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, informou que o Exército libertou 12 povoados em duas semanas de fevereiro, apesar das duras condições do inverno.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала