- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preocupação com tarifas acelera aprovação do acordo Mercosul-UE, diz ministro brasileiro (VÍDEOS)

© Divulgação / MercosulSem Lula na foto os Líderes da UE e do Mercosul assinam acordo e criam maior área de livre comércio do mundo.
Sem Lula na foto os Líderes da UE e do Mercosul assinam acordo e criam maior área de livre comércio do mundo. - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2026
Nos siga no
Especiais
A abertura de um mercado de 800 milhões de consumidores interessa diretamente aos europeus, que estão preocupados com o aumento de tarifas e a postura agressiva de alguns países, afirmou em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Segundo o ministro, a Europa está muito preocupada com o aumento das tarifas sobre seus produtos, e isso acelera a aprovação do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE).

"A Itália, que era um dos países que resistia, está favorável [à assinatura do acordo]. E acho queem breve teremos a assinatura do acordo com a UE", ressaltou.

Nesse contexto, ele apontou que, no Brasil, há um entendimento de que esse acordo é um passo importante, pois abre um mercado consumidor de 800 milhões de pessoas para produtos brasileiros.
O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin (à esq.), cumprimenta o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (à dir.), durante evento em Brasília, em fevereiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2026
Panorama internacional
Análise: balança comercial Brasil-Rússia é prejudicada por soluções industriais brasileiras pobres

Relações do Brasil com a Rússia

No decorrer da entrevista à Sputnik Brasil, Teixeira sublinhou a alta importância das relações russo-brasileiras.

"Fertilizantes que são importantes para a agricultura são importados da Rússia. A Rússia fornece fertilizantes para o Brasil em grande escala, mas nós podemos ir além dos fertilizantes", destacou.

Em seguida, ele explicou que a Rússia é uma grande produtora de alimentos e também tem uma população de grande consumo.
O Brasil, por sua vez, é um exportador de alimentos para a Rússia e, portanto, essa relação é fundamental tanto para o Brasil quanto para a Rússia.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (E), cumprimenta o primeiro-ministro indiano Narendra Modi antes de uma foto de grupo durante a 17ª cúpula anual do BRICS no Rio de Janeiro, 7 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2026
Panorama internacional
EUA ou BRICS? Acordos sobre minerais críticos criam divisão na América do Sul

Crise do multilateralismo e oportunidades para cooperação entre BRICS

O ministro também enfatizou que o multilateralismo está sendo enfraquecido devido à postura dos Estados Unidos.

"Em função do enfraquecimento do multilateralismo, o BRICS é um mercado muito importante para os países que fazem parte do bloco: Brasil, Índia, Rússia, China, África do Sul e os demais que ingressaram", ressaltou.

Na visão do ministro, o bloco é fundamental para todos os lados a fim de garantir a estabilidade no mundo de hoje.
Portanto, ele concluiu que o BRICS pode ser visto como um mercado alternativo em meio ao aumento de tarifas por parte de alguns países.
Lula e Narendra Modi, Nova Deli, Índia, 9 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2026
Notícias do Brasil
Lula alerta sobre desafios da IA em cúpula na Índia (VÍDEO)
Cabe destacar que a declaração do ministro foi feita no decorrer da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Deli, Índia.
Em particular, Teixeira visitou o Instituto Indiano de Sistemas Agrícolas de Pesquisa (ICAR) em Modipuram, na Índia, para conhecer programas de agroecologia e bioinsumos que substituem fertilizantes e pesticidas químicos.
Ele elogiou a experiência indiana em agricultura orgânica, que beneficia centenas de milhares de pequenos agricultores, e propôs acordos entre o MDA brasileiro e o Ministério da Agricultura indiano, além de parcerias entre ICAR e Embrapa para intercâmbio de conhecimentos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала