- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula defende BRICS mais forte e diz que bloco busca equilíbrio sem confronto (VÍDEO)

Lula defende BRICS mais forte e diz que bloco busca equilíbrio sem confronto
Lula defende BRICS mais forte e diz que bloco busca equilíbrio sem confronto - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2026
Nos siga no
O BRICS não é um projeto de confronto com os EUA, mas de reequilíbrio geopolítico e de comércio internacional mais justo, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em resposta a uma pergunta do correspondente da Sputnik, durante a coletiva realizada neste domingo (22) em Nova Deli.
Segundo ele, a prioridade é fortalecer a cooperação entre os membros e ampliar a participação dos países do Sul Global. Lula também destacou que o Brasil apoia o debate sobre transações em moedas locais no comércio entre os países do bloco.
Entretanto, em entrevista coletiva após concluir sua agenda na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou as pautas de um futuro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo o presidente, a negociação com os Estados Unidos não terá limites e todos os tópicos relevantes serão discutidos. No entanto, a principal questão que Lula pretende colocar em pauta é a política brasileira sobre minerais críticos.
"Não vamos mais permitir que nossos minerais críticos e nossas terras sejam explorados como se fossem minério de ferro. Agora, queremos transformar no Brasil", afirmou, ressaltando a necessidade de uma mudança de paradigma no tratamento dos recursos naturais do país.
Além disso, Lula pretende aproveitar a reunião com Trump para discutir outros temas de interesse mútuo, como o comércio bilateral, a situação da população brasileira nos Estados Unidos e a retomada dos investimentos americanos no Brasil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала