- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bloqueios são relatados no México após morte do líder do cartel Jalisco Nova Geração

© Reprodução/Redes Sociais / Acessar o banco de imagensBloqueios são relatados no México após a suposta morte do líder do cartel Jalisco Nova Geração
Bloqueios são relatados no México após a suposta morte do líder do cartel Jalisco Nova Geração - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2026
Nos siga no
Incêndios de veículos e bloqueios de estradas foram relatados em pelo menos seis estados mexicanos após o anúncio da morte de Nemesio Oseguera Cervantes, vulgo "El Mencho", líder do Cartel Jalisco Nova Geração. Horas após a operação, o governo do México confirmou oficialmente que Cervantes foi morto durante os confrontos.
Fontes federais citadas pela mídia local afirmam que o narcotraficante foi morto durante uma operação das Forças Armadas realizada na madrugada deste domingo (22) no município de Talpa de Allende, Jalisco.

O governador de Jalisco, Pablo Lemus, anunciou que o estado estava em alerta vermelho, pedindo aos moradores que permanecessem em suas casas e evitassem viajar pelas rodovias.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram indivíduos encapuzados roubando e incendiando veículos em diferentes partes de Guadalajara.
Já nos arredores do Aeroporto Internacional de Guadalajara, também há relatos de tiroteios nas proximidades e o terminal iniciou um protocolo de emergência.
O Gabinete de Segurança confirmou pelas redes sociais que os aeroportos de Jalisco estão operando normalmente. A mensagem afirma que o embarque está ocorrendo conforme o cronograma e que "nenhum incidente significativo foi relatado nas instalações".
Na sequência, a embaixada dos Estados Unidos no país emitiu um alerta de segurança válido para várias partes do país e pediu que turistas norte-americanos evitem as regiões.

Quem era El Mencho?

Fundador e principal líder do Cartel Jalisco Nova Geração, El Mencho figurava entre os criminosos mais procurados pelas autoridades do México e dos Estados Unidos.
De acordo com a Secretaria da Defesa Nacional, a ação resultou na morte de sete integrantes do grupo, na prisão de dois suspeitos e deixou três militares feridos. As forças de segurança apreenderam veículos blindados e armamentos de alto poder, incluindo lançadores com capacidade para derrubar aeronaves.
A operação contou com coordenação e cooperação bilateral entre México e Estados Unidos. O vice-secretário de Estado norte-americano, Christopher Landau, descreveu El Mencho como "um dos traficantes mais sanguinários e implacáveis" do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала