- Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2026
Heróis e traidores da história da América Latina
A história das nações é escrita por seus heróis. Mas cada herói enfrenta traidores. A Sputnik resume as histórias de alguns desses confrontos.

Ritmo lento das negociações Irã-EUA não exclui cenário militar, afirma especialista

© AP Photo / Marinha dos EUA/Suboficial de 2ª Classe Jacob MattinglyO porta-aviões USS Gerald R. Ford reabastece em voo a partir do navio petroleiro de reabastecimento USNS Laramie, no leste do mar Mediterrâneo, 11 de outubro de 2023
O porta-aviões USS Gerald R. Ford reabastece em voo a partir do navio petroleiro de reabastecimento USNS Laramie, no leste do mar Mediterrâneo, 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2026
Nos siga no
Em meio a negociações nucleares estagnadas com os EUA, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian reafirmou que o Irã não cederá à pressão externa, enquanto especialistas alertam que a região caminha à beira de um confronto alimentado por incertezas e demonstrações de força.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, reafirmou seu compromisso com a resiliência nacional, prometendo que seu país não cederá à pressão externa em meio às negociações nucleares com os EUA.

"A região hoje está à beira de uma explosão, e não de tensões. Cada rodada de negociações sem resultados e cada prazo que passa sem avanços aproxima o momento do confronto", disse o especialista em segurança libanês Malik Ayoub à Sputnik.

Os EUA ainda não decidiram sobre um ataque contra o Irã, mas já consideram aplicar pressão, pois Donald Trump entende que a força militar não é apenas um meio de guerra, mas também uma ferramenta de negociação, segundo o especialista.
Presidente do Irã, Masud Pezeshkián, durante uma reunião em Teerã com o presidente do governo da Rússia, Mikhail Mishustin. Setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2026
Panorama internacional
Irã classifica forças navais e aéreas europeias como 'terroristas'
Ele insistiu que as negociações indiretas entre EUA e Irã, mediadas por atores regionais e internacionais, ainda não chegaram a um impasse completo, mas também não produziram um avanço significativo, já que "cada lado tenta convencer o outro de que está disposto a ir além do que o outro lado espera".

O especialista afirmou que o que está acontecendo hoje não é uma preparação imediata para a guerra, mas uma luta pelos termos de sua prevenção, com ambos os lados "caminhando na beira do abismo, mas sem se lançar no desconhecido".

"Os EUA estão usando seu poderio militar para impor uma nova fórmula de negociação, enquanto o Irã está usando sua capacidade de sobrevivência e dissuasão para forçar Washington a aceitar certos limites. Entre essas abordagens, a região está se transformando em uma arena de espera, onde a incerteza se torna uma ferramenta estratégica independente", concluiu Ayoub.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала